Bahia Pra Você

Banho de Mar à Fantasia celebra tradição e diversidade em Salvador

O Banho de Mar à Fantasia, um dos mais simbólicos eventos do pré-Carnaval de Salvador, será realizado neste domingo (8), com concentração marcada para as 9h na Ladeira da Preguiça, no bairro Dois de Julho. Gratuita e aberta ao público, a celebração culmina em um banho de mar coletivo.

A iniciativa integra o calendário das festividades pré-carnavalescas apoiadas pelo Governo da Bahia, dentro da política de incentivo às manifestações populares. O evento promove a cultura popular e valoriza a identidade afro-brasileira, sendo reconhecido pela diversidade de participantes e pelo fortalecimento das tradições de rua.

Mais do que uma festa, o Banho de Mar à Fantasia é uma manifestação cultural que une irreverência, tradição e senso de pertencimento. Fantasiados, os foliões descem a ladeira em cortejo até o mar, em um ritual festivo que mistura alegria, criatividade e celebração da diversidade. A ocupação do espaço público reforça o caráter democrático do evento, que atrai moradores, turistas, artistas, além de coletivos políticos e culturais.

Cultura Popular e Memória

Realizado em um território histórico de Salvador, o Banho de Mar à Fantasia dialoga diretamente com a memória da cidade. A Ladeira da Preguiça, tradicional ponto de encontro, transforma-se em ambiente propício a expressões artísticas e políticas espontâneas, sem perder o tom festivo.

Para Nilma Santos, coordenadora de comunicação do evento, a ampliação e consolidação da celebração são resultado da manutenção da tradição aliada a políticas públicas estruturantes. “É a celebração contínua de uma memória que pertence ao povo da Ladeira da Preguiça e de toda Salvador. Quando a comunidade ocupa o território, celebra suas raízes e reafirma sua centralidade na cultura da cidade. O apoio do Governo da Bahia é determinante para que isso aconteça com a estrutura necessária”, afirmou.

ANÚNCIO

Nilma acrescenta que o reconhecimento governamental permite que o evento mantenha sua essência popular, fortalecendo o território e a cultura negra que sustentam essa tradição. Ao culminar com o banho de mar, o ritual simboliza renovação, purificação e abertura dos caminhos para o Carnaval, preservando um elo vivo entre cultura popular, identidade e celebração do espaço urbano.

Estado de Alegria

Além do Banho de Mar à Fantasia, bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo, o movimento Palhaços do Rio Vermelho e os tradicionais ensaios integram as celebrações que antecipam o Carnaval soteropolitano. Em 2026, esses festejos passam a compor a campanha “Carnaval da Bahia. Estado de Alegria”, lançada em 4 de fevereiro pelo governador Jerônimo Rodrigues, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, entre outras autoridades.

O conjunto de ações para o Carnaval 2026 é resultado de uma articulação interinstitucional centrada no cuidado com a população. Mais de 40 órgãos estaduais atuam de forma integrada para garantir uma festa democrática, segura e inclusiva, com mais de 180 atrações sem corda e apoio aos blocos de matriz africana por meio do Programa Ouro Negro.

SERVIÇO
Sair da versão mobile