A banda Armandinho, Dodô e Osmar, comandada pelos Irmãos Macêdo, celebrou os 75 anos da invenção do trio elétrico com um desfile especial no Circuito Barra-Ondina durante o Carnaval da Bahia 2026. Criado por Dodô e Osmar Macêdo em 1950, o trio elétrico é um dos maiores símbolos da festa e segue sendo referência de inovação e identidade cultural.
A apresentação, apoiada pelo Governo da Bahia, reforça o compromisso com um Carnaval inclusivo, sem cordas, e que valoriza as raízes da maior festa popular do país.
Armandinho destacou a emoção de voltar ao circuito.
“Desde pequenininho a gente brinca de trio elétrico em casa, e toda vez que subo no trio, no Carnaval, a emoção é a mesma. Nós, que viemos de uma família de mantenedores dessa festa, entendemos que o Carnaval deu importância para a vida da gente. É vida e Carnaval, tudo junto.”
Trio sustentável e pioneiro
Um dos marcos do desfile foi o uso de gás natural como combustível. O trio da banda, patrocinado pela Bahiagás, foi o primeiro da história do Carnaval baiano a desfilar movido a gás natural — iniciativa iniciada em 2025 e repetida em 2026, como parte do projeto de descarbonização da festa.
“É uma energia limpa, é uma forma de melhorar o nosso ar. Espero que um dia todo trio elétrico seja assim”, afirmou Armandinho.
Legado e emoção
Foliões acompanharam o trio com o entusiasmo de sempre. O nutricionista Ronaldo Oliveira, fã da família Macêdo, celebrou mais um ano ao lado dos ícones do Carnaval.
“É sempre uma grande emoção, um privilégio, na verdade, porque eles são a história do Carnaval de Salvador. A origem, tudo começou aqui.”

