O Campeonato Baiano de Futebol 2026 foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (17), em Salvador, marcando o início da 123ª edição do tradicional torneio estadual. Além da disputa esportiva, o evento destacou a adesão dos clubes à campanha Feminicídio Zero, do Governo do Estado, reforçando ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Baianão começa em 10 de janeiro e terá transmissão exclusiva pela TVE, na TV aberta e no YouTube. Serão exibidos os 48 jogos da competição, com alcance estimado de 60 milhões de pessoas na Bahia e em todo o Brasil. Para garantir cobertura completa, o investimento será de R$ 7,1 milhões, incluindo três unidades móveis, equipamentos de última geração e uma equipe ampliada para mais de 150 profissionais.
A iniciativa busca aproveitar a força do futebol para promover mensagens educativas antes, durante e após as partidas. “Vamos ocupar esse momento positivo do futebol para fortalecer a luta contra o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres”, afirmou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore.
Com dez clubes da capital e do interior, o campeonato movimenta esporte, cultura e economia. “É um momento de emoção e tradição para a Bahia. A TVE sai mais uma vez na frente, valorizando o esporte e revelando talentos”, destacou o vice-governador. O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, e o presidente da FBF, Ricardo Lima, ressaltaram a importância da parceria institucional para ampliar a visibilidade do futebol baiano.

