Ícone do site Bahia Pra Você

Baiana conquista terceiro lugar na 100ª edição da São Silvestre

A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que celebrou sua 100ª edição nesta quarta-feira (31), reuniu milhares de atletas nas

A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que celebrou sua 100ª edição nesta quarta-feira (31), reuniu milhares de atletas nas ruas de São Paulo e manteve o domínio africano no topo do pódio feminino. Mas a prova também teve espaço para um feito histórico: a baiana Núbia de Oliveira, natural de Campo Formoso e terceiro sargento do Exército, conquistou o terceiro lugar na categoria feminina pelo segundo ano consecutivo, sendo a única brasileira entre as três primeiras colocadas.

Com um tempo de 53 minutos e 24 segundos, Núbia cruzou a linha de chegada atrás da atleta da Tanzânia Sisilia Panga, campeã com 51m25s, e da queniana Cynthia Chemweno, segunda colocada. Emocionada, a atleta destacou a importância da conquista:
“Hoje mostramos nossa força. Trabalhei muito para isso e estou muito feliz com o resultado. Não cheguei aqui sozinha, represento muitas pessoas que estiveram ao meu lado”, afirmou após a prova.

A São Silvestre, considerada a corrida de rua mais tradicional do Brasil, tem percurso de 15 quilômetros e contou com 55 mil inscritos de 44 países, marcando um recorde de participação na edição centenária. Apesar da hegemonia africana no feminino, a presença de Núbia no pódio reacende a esperança de uma vitória brasileira, que não acontece desde 2006 no feminino.

Masculino

Na elite masculina, o etíope Muse Gizachew venceu a prova após uma arrancada nos metros finais, ultrapassando o queniano Jonathan Kipkoech, que ficou com a segunda colocação. O brasileiro Fábio Jesus Correia garantiu o terceiro lugar, colocando novamente o Brasil no pódio. O queniano William Kibor terminou em quarto, seguido pelo compatriota Reuben Poguisho, que ficou em quinto lugar.

Sair da versão mobile