Ícone do site Bahia Pra Você

Bahia terá primeira fábrica de insulina do hemisfério Sul

A criação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) foi aprovada por unanimidade, nesta quinta-feira (27), pelos deputados na Assembleia Legislativa. Agora só falta a sanção do governador Rui Costa para concretizar, após três anos de planejamento, a construção da primeira fábrica de insulina do hemisfério Sul.

Para o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a Bahiainsulina representa um importante avanço para o fortalecimento do complexo industrial da saúde na Bahia e no Brasil. “A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. O equipamento será o primeiro do país a produzir insulina e, quando em funcionamento, deixará de lado a necessidade de importação”, afirma Vilas-Boas.

Além dos impactos positivos na área de saúde, no caso da economia baiana, a operação representa o desenvolvimento de um novo segmento industrial, com alta tecnologia. A fábrica prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos.

No cenário mundial, três empresas detêm cerca de 80% do mercado, o que é um risco para quem é insulinodependente, tendo em vista as práticas de dumping para eliminar a concorrência, tabelamento internacional e, sempre que possível, elevação de preço da insulina.

Sair da versão mobile