O bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, vai receber a partir deste domingo (10), a segunda edição do programa Bahia Solidária. Até terça-feira (12), sempre das 8 às 17h, na Base Comunitária, serão oferecidos, gratuitamente, consultas médicas, cursos de qualificação, serviços de intermediação de mão de obra, além de atividades esportivas e recreação infantil para a comunidade da Região Metropolitana de Salvador. A ação do Governo do Estado, através das secretarias, tem como objetivo oferecer à população atividades que promovam cidadania e maior integração social.
Intermediação de mão de obra e cursos de qualificação
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) oferece intermediação de mão de obra por meio do SineBahia Móvel, linha de financiamento CrediBahia, cursos de qualificação do Programa Qualifica Bahia e dos projetos Bahia MEI. Traz, também, a implantação de núcleos do Programa Esporte por Toda Parte e atividades esportivas, jogos e brincadeiras promovidas pela Caravana do Lazer, iniciativas da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
![](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Itinga2.webp)
No domingo (10), o SineBahia Móvel fará o cadastramento de candidatos a 200 vagas de emprego. Em ação conjunta com o Instituto Pedro Melo, o Sine também vai emitir carteira de Registro Geral no domingo, segunda (11) e terça-feira (12), com a distribuição de 250 senhas por dia.
As inscrições para os demais cursos e serviços serão apenas no domingo (10). Os trabalhadores autônomos têm a opção de se inscrever no Contrate.Ba, aplicativo de intermediação de mão de obra autônoma do governo, que conta com 56 serviços em 10 categorias.
Cursos para jovens
O Projeto Conectar oferece 300 vagas para 17 cursos diferentes voltados para jovens de 16 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública estadual. Entre as opções: atendente de farmácia, barbearia, inglês básico e pré-intermediário, gestão de redes sociais, fotografia digital profissional, cuidador de idosos.
Já a Escola do Trabalhador 4.0 oferece 2.000 vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia e produtividade. O projeto Trilha oferece 20 cursos para desenvolvedor de jogos eletrônicos e o programa Qualifica Bahia 60 vagas para cursos como cozinheiro geral, manicure e pedicure com técnicas de alongamento e cabeleireiro.
Consultas médicas e ações educativas
O Departamento de Saúde (DS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai disponibilizar atendimento de enfermagem e médico ortopedista (10), profissionais clínico e psiquiátrico (11) e de ortopedia e enfermagem (12). Sempre das 8 às 12h.
Para o público infanto-juvenil, a Polícia Militar preparou uma programação lúdica no domingo (10), das 8 às 15h, com a apresentação de cães e cavalos da PMBA. Os animais fazem parte do Canil da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque e do Esquadrão de Polícia Montada. O mascote do Departamento de Comunicação Social (DCS) da PM também irá divertir a garotada que participará do evento.
Com o intuito de conscientizar o público feminino, policiais do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher irão fazer a “Blitz Mulher Segura”, uma ação educativa e de prevenção à violência doméstica e familiar. A equipe estará na área atendida pela BCS Itinga das 8h às 10h de domingo (10).
Combate ao racismo
A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará presente no projeto Bahia Solidária, neste domingo (10). O serviço, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), vai oferecer atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa. A atividade contará com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos de serviço social, psicologia e direito, para oferecer orientações e registrar eventuais ocorrências.