Hoje (27) é dia de São Cosme e São Damião e é também o Dia Mundial do Turismo e pensando nessa atividade, a Bahia vive a expectativa de um verão promissor, com suas principais zonas turísticas em processo de abertura, passado o momento crítico da pandemia.
Dentro dos limites da nova normalidade, o Estado se organiza para receber os visitantes, que deverão vir em bom número. Com o dólar em alta e restrições impostas por vários países para a entrada de estrangeiros, a tendência é que o turismo interno seja intenso. Algumas pesquisas colocam a Bahia entre os destinos preferidos pelos brasileiros.
Em Salvador, as praias começaram a ser liberadas na última segunda-feira (21), mediante uma série de protocolos sanitários, depois da reabertura de hotéis, restaurantes, bares, shopping centers e do Mercado Modelo.
Ao mesmo tempo, a recomposição gradual da malha aérea abre um canal importante para a vinda dos turistas à cidade. Da mesma forma, outros destinos turísticos importantes do Estado experimentam os primeiros movimentos após o longo recesso da pandemia.
“A Bahia tem todos os predicados para os turistas que querem estar em contato com a natureza neste momento de reabertura”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco. “Tem destinos maravilhosos de sol e praia de norte a sul e lugares deslumbrantes para a prática do ecoturismo, do turismo de aventuras e do enoturismo, entre outras modalidades”, acrescenta.