Ícone do site Bahia Pra Você

Bahia realiza mais de mil cirurgias em mutirão nacional do SUS

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pelo Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), envolveu a rede pública e filantrópica e resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos, contribuindo para reduzir a demanda reprimida.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, acompanhou os atendimentos no Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das dez unidades filantrópicas que aderiram à ação. Entre os beneficiados estava Raimunda Santos de Jesus, que aguardava há sete meses pela cirurgia. “Estou feliz. Agora vou ter mais qualidade de vida”, comemorou.

Roberta destacou a importância da integração entre os entes federativos e instituições. “Esse mutirão é fruto de um grande esforço coletivo. A parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, municípios e unidades filantrópicas fortalece o SUS e garante mais acesso e dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou.

Segundo Tácio Bezerra, superintendente da Santa Casa, foram realizadas cirurgias de alta e média complexidade, como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “Essa ação impacta positivamente na vida das pessoas, não só de Feira de Santana, mas de toda a região”, ressaltou.

Atendimento descentralizado

Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, garantindo alcance a diferentes regiões.

ANÚNCIO
Esforço nacional

Em todo o país, a iniciativa reuniu Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais, totalizando 11,5 mil cirurgias dentro de um conjunto de 61,6 mil procedimentos realizados.

Sair da versão mobile