Moradores do bairro da Liberdade acompanharam, na manhã desta quarta-feira (19), a reinauguração do Restaurante Popular Alaíde do Feijão, requalificado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O equipamento volta a funcionar com capacidade ampliada e integrado às ações estaduais de combate à fome. A entrega faz parte da programação do Novembro Negro e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e outras autoridades, como o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância do restaurante para a proteção social: “Este equipamento garante alimentação de qualidade para quem mais precisa. É uma ação concreta no enfrentamento à fome, ampliando a rede de serviços em toda a Bahia”, afirmou. Após a reforma, a unidade passa a oferecer mais de três mil refeições por dia, somando-se à unidade do Comércio e alcançando mais de sete mil refeições diárias para idosos, trabalhadores informais, catadores, crianças, pessoas em situação de rua e outros segmentos vulneráveis.
O investimento total, considerando também a reforma do Restaurante Popular do Comércio, ultrapassa R$ 10 milhões, como parte das ações do Bahia Sem Fome e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A titular da Seades, Fabya Reis, reforçou que as refeições serão gratuitas: “Esses equipamentos simbolizam que o Governo da Bahia não só alimenta as pessoas, mas também alimenta sonhos: de ter dignidade e alimento de verdade na mesa”, disse.
A homenagem à cozinheira e empreendedora Alaíde do Feijão emocionou familiares presentes. “Estamos muito felizes. Minha mãe sempre acolheu pessoas em vulnerabilidade, assim como este restaurante. A homenagem foi mais do que merecida”, afirmou Daniela Conceição, filha de Alaíde.
O restaurante integra a rede de ações estaduais contra a fome, que inclui Cozinhas Comunitárias e Solidárias e programas como PAA Leite, Quintais Produtivos e Farinheiras Móveis. Na ocasião, o governador anunciou a ampliação do PAA Quilombola, com incremento de R$ 2 milhões, beneficiando mais de 300 produtores e garantindo alimentos nutritivos para milhares de famílias.

