A inauguração da Bahia Filmes, realizada neste domingo (28), marca um novo momento para o desenvolvimento do setor audiovisual no estado. Primeira empresa pública estadual do segmento no Brasil, a iniciativa integra o Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 do Governo da Bahia e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva, ampliando as oportunidades para produtores, realizadores e empresas baianas.
Vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), a Bahia Filmes atuará na captação de investimentos, no apoio à distribuição de obras e no estímulo ao desenvolvimento de novos negócios no setor.
Durante a solenidade de inauguração, realizada na sede da instituição, no bairro do Comércio, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas culturais. “Essa iniciativa é resultado da parceria com o Governo Federal, e a retomada do Ministério da Cultura nos fortalece e garante uma política com repercussão nacional. A criação representa esse arranjo das forças do setor para garantir que os profissionais tenham um ambiente de apoio”, afirmou.
Na ocasião, também foram anunciadas medidas para impulsionar o setor, como o decreto que regulamenta a Bahia Film Commission e o lançamento de editais voltados à comercialização de obras e ao fortalecimento de arranjos regionais. Entre as ações, estão o Edital de Chamamento Público para Comercialização em Sala de Cinema e a concessão do Cine Glauber Rocha.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou que a Bahia Filmes chega para fomentar novas produções, ampliar a circulação das obras baianas e fortalecer toda a cadeia produtiva, com impactos econômicos e culturais. Segundo ele, a iniciativa também atuará em áreas como pesquisa, formação profissional, mapeamento do setor, desenvolvimento de games e novas tecnologias, além de estabelecer parcerias com universidades e escolas.
“Estamos falando de uma cadeia que envolve figurino, transporte, cenografia, gastronomia e diversos outros serviços. O objetivo é ampliar a exibição das produções e fortalecer a presença em festivais, cineclubes e salas de cinema”, pontuou.
O diretor-presidente da Bahia Filmes, o cineasta Pola Ribeiro, ressaltou que a empresa surge para coordenar um novo ambiente de produção audiovisual, marcado pelo avanço tecnológico. “Hoje, cada pessoa carrega no bolso um equipamento completo de produção. Precisamos de uma estrutura que articule desde a formação do olhar até o uso de tecnologias como a inteligência artificial. A Bahia Filmes nasce para aproveitar essas oportunidades”, afirmou.
A criação da empresa também gera expectativa positiva entre profissionais do setor. A produtora de cinema Ailly Cavalcante destacou a importância da iniciativa para ampliar a visibilidade das produções locais. “Produzimos muito na Bahia e precisamos de apoio para expor nossos trabalhos. Com a Bahia Filmes, teremos mais condições de mostrar nosso audiovisual para o mundo”, disse.
Já o ator e comediante Daniel Ferreira ressaltou o impacto da medida para novos talentos. “Sou ator há dez anos e sempre precisei fazer tudo por conta própria. Esse projeto cria um caminho para quem está começando e reduz a necessidade de sair do estado em busca de oportunidades. Fortalecer esse cenário na Bahia é fundamental”, afirmou.
Com a criação da Bahia Filmes, o governo estadual busca consolidar o audiovisual como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, ampliando a presença da produção baiana no mercado nacional e internacional.

