O destino Bahia ganhou protagonismo na 46ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada no Espaço Ifema, em Madri, até este domingo (25). Em cinco dias de programação, o estado foi representado por uma delegação de 28 integrantes, liderada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), composta por representantes do trade turístico, gestores municipais e técnicos da pasta.
No estande temático, que reproduz o casario colonial do Pelourinho e valoriza a diversidade cultural da terra do axé, autoridades e profissionais da indústria de viagens de todo o mundo conheceram os atrativos baianos e participaram de rodadas de negócios.
“Pela importância da Fitur, o principal encontro do mercado global de turismo, trouxemos parceiros do Governo da Bahia para compartilhar o nosso estande, onde hotéis, operadoras e destinos baianos divulgam seus produtos e fazem rodadas de negócios”, destacou o secretário Maurício Bacelar.
Expectativa positiva e parcerias estratégicas
Empresários do setor comemoraram a oportunidade. “De todas as vezes que participei da Fitur, sinto agora mais energia para a comercialização de destinos baianos. A expectativa é alta”, afirmou João Corte Real, diretor do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. A CEO da Top Glamour Viagens, Michele Florêncio, também celebrou: “Está sendo uma experiência maravilhosa. Estou confiante em fazer bons negócios”.
Na quinta-feira (22), Bacelar recebeu no estande da Bahia o ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Feliciano, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para celebrar a marca histórica de 9,3 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em 2025, sendo 211,5 mil na Bahia, um recorde. Eles discutiram ações conjuntas para ampliar a presença do país no mercado internacional em 2026.
“Uma alegria celebrar números históricos para o turismo brasileiro no brilhante estande da Bahia. Quero aproveitar e recomendar o Carnaval da Bahia para todo mundo”, declarou o ministro.
Compromisso com expansão internacional
“A gente comemora, mas segue trabalhando firme, nessa parceria entre os governos estadual e federal, para novas conquistas no turismo internacional”, pontuou Bacelar.
Números
- Delegação na Fitur: 28 representantes (trade, gestores e técnicos)
- Turistas estrangeiros no Brasil (2025): 9,3 milhões
- Turistas estrangeiros na Bahia (2025): 211,5 mil (recorde histórico)
- Investimento em promoção internacional: ações conjuntas Setur-BA e Embratur para 2026
- Principais atrativos divulgados: Pelourinho, litoral baiano, cultura afro-brasileira e Carnaval
