A Bahia foi um dos destaques do 1º Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas, realizado neste mês no WTC Events Center, em São Paulo. O encontro, promovido pela ONU Turismo em parceria com instituições do setor, reuniu representantes da indústria de viagens e da produção vitivinícola de diversos países para discutir estratégias de integração entre turismo, gastronomia e produção de vinhos.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou os roteiros enoturísticos da Chapada Diamantina e do Vale do São Francisco, regiões que vêm ganhando reconhecimento pela produção de vinhos e pela oferta de experiências que combinam cultura, gastronomia, história e visitas a vinícolas.
Os destinos proporcionam vivências que vão desde passeios pelos parreirais até o acompanhamento do processo de elaboração de rótulos premiados, permitindo aos visitantes conhecer de perto a identidade dos vinhos produzidos em território baiano.
“A Bahia é muito estratégica para as Nações Unidas, como um dos grandes destinos para o turismo interno e internacional. Acompanhamos de perto o desenvolvimento do enoturismo no estado. Nossa representação na América Latina trabalha conjuntamente para a expansão desse mercado que tanto cresce”, afirmou Daniel Nepomuceno, representante da ONU Turismo.
Cachaça, negócios e qualificação profissional
Além da participação no fórum internacional, a Setur-BA marcou presença em outros três importantes eventos nacionais realizados durante o mês de agosto.
Em Belo Horizonte, a secretaria participou da Expocachaça 2026, considerada uma das principais feiras do segmento no país. Na ocasião, foi promovida a Rota dos Engenhos, produto turístico que oferece visitas a alambiques localizados em diversas zonas turísticas da Bahia. O espaço também contou com a participação de produtores de cachaças baianas, que realizaram degustações e comercialização de seus produtos.
Ainda na capital mineira, a Setur-BA participou da Expo Minas, feira voltada ao setor turístico, onde apresentou novos produtos, roteiros e experiências voltadas ao lazer. O estande da Bahia reuniu 20 parceiros do trade turístico baiano, incluindo empresas dos segmentos de receptivo, hotelaria e agenciamento de viagens.
Já em São José dos Campos (SP), a secretaria participou do Panrotas Next, evento de capacitação realizado no Hotel Monreale Plus. A ação qualificou 140 profissionais do turismo, que receberam informações sobre a infraestrutura, os atrativos e a diversidade de experiências oferecidas nos destinos baianos.
A participação da Bahia nos eventos reforça a estratégia de ampliar a visibilidade do estado nos mercados nacional e internacional, diversificando a oferta turística e fortalecendo segmentos em expansão, como o enoturismo, o turismo gastronômico e as rotas ligadas à produção de bebidas tradicionais.

