O Bahia quebrou um longo tabu na noite desta segunda-feira (16), depois de tomar um gol logo aos 2 minutos, conseguiu virar o jogo e vencer por 2 a 1, o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Esse feito não acontecia há 35 anos. Embora o Tricolor não tenha subido na tabela com esse triunfo, os três pontos conquistados fora de casa servem para aumentar a distância da zona de rebaixamento, que agora é de seis pontos e dar tranquilidade para o restante da competição.
Desligado no jogo, o Bahia quase leva o segundo gol. Isso só não aconteceu por conta da intervenção do árbitro de vídeo, que identificou que houve um toque de mão de Neilton (ex-Vitória). Após Anderson Martins disputar o lance de forma displicente, a bola bateu no braço do atacante do Coxa e sobrou para Geovane Augusto avançar e finalizar de frente com o goleiro Douglas.
Esse susto serviu para acordar o Tricolor, que no lance seguinte avançou rápido pela esquerda, Elber recebeu passe dentro da área, se livrou do zagueiro e bateu firme para o fundo da rede, sem chances para o goleiro Wilson.
O Bahia fez cinco substituições no segundo tempo: Juninho substituiu Anderson Martins, Daniel deu lugar a Rodriguinho, Mateus Bahia saiu para a entrada de Zeca e Fessin deu lugar a Rossi. E foi de Zeca o gol que sacramentou a virada tricolor. Marco Antônio ainda entrou no lugar de Elber.
Após o jogo, o lateral Zeca deu uma entrevista bastante emocionado por conta dos problemas particulares que teve e com o retorno aos campos. “Não gosto nem de falar. Estou muito feliz pela oportunidade de poder atuar, ajudar nosso grupo a conquistar os três pontos. Fico emocionado, perdi minha mãe. Foi difícil, muito difícil. Não gosto de falar, foi recente, ainda sinto nos treinamentos e na concentração. Esse gol foi para ela e para minha família toda, meus amigos. Sei que ela está em um lugar melhor, do lado de Deus. Sei que ela está me ajudando”, disse.
Fala Mano
Sobre a possibilidade de Rodriguinho atuar ao lado de Daniel, Mano entende que é preciso ter paciência. “Rodriguinho e Daniel são dois jogadores que fazem bem a função da meia um pouco mais adiantado, que se aproxima de Gilberto ou do homem de frente. Os dois ainda não estão em condição de atuar juntos, porque tenho cuidado um pouco dessa parte da competição da equipe. Lá na frente, pode haver uma situação em que os dois atuem. Porque Rodriguinho vem de um período bastante grande de ausência. E a gente tem trabalhado mais a força mais frequentemente com Daniel, potência, força, em função da dificuldade da posição, porque geralmente ele pega o melhor jogador do meio de campo adversário, tem que transportar a marcação, fazer a assistência e tentar fazer o gol. Estamos dando confiança a ambos, porque é muito bom ter dois jogadores com essa qualidade técnica, embora tenham um pouco de diferença de característica. Rodriguinho entra mais, se aproxima mais da última linha. Daniel é mais armador, construtor de jogadas. Ambos serão importantes”, explicou o técnico.
O Bahia terá mais um compromisso fora de casa, na próxima sexta-feira (20), às 20h, contra o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Já o Coritiba pega o Flamengo no próximo sábado (21), às 19h, no Maracanã.