Ícone do site Bahia Pra Você

Bahia assina acordo de confidencialidade para acessar dados da Sputnik V

A primeira vacina contra o novo coronavírus registrada oficialmente, a Sputnik V terá sua eficácia analisada mais de perto. O governo baiano assinou um acordo de confidencialidade com a Rússia para acessar os dados científicos da vacina desenvolvida pelo Centro Gamaleya, que já está na fase 3 de testes.

Resultados das fases 1 e 2 dos testes clínicos da Sputnik V, publicados pela revista The Lancet, mostra que houve eficácia de 100%, com desenvolvimento de imunidade em todos os participantes, mas cientistas dizem que ela precisa de mais testes.

Em breve, o governo da Bahia espera avançar com o acordo para também poder realizar exames clínicos com a vacina em voluntários locais. Para isso, solicitará autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Representantes dos dois governos afirmam que é importante a realização um estudo no Brasil, para poder verificar a ação da vacina em uma população com formação étnica diferente da russa.

Sair da versão mobile