Ícone do site Bahia Pra Você

Bahia anuncia pacote para reforçar segurança pública

O Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (4), um conjunto de medidas para fortalecer a segurança pública e intensificar

O Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (4), um conjunto de medidas para fortalecer a segurança pública e intensificar o combate ao crime organizado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues e contempla investimentos em inteligência, integração entre forças policiais e iniciativas de inclusão social. 

Entre as ações, estão concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocações de oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e policiais penais, além da entrada em serviço de dois mil novos policiais militares até o fim do ano. Também serão entregues 500 novas viaturas até dezembro de 2025, construídas 66 unidades operacionais e ampliadas em 1.756 vagas no sistema prisional. 

O pacote prevê ainda a implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, construção do novo Centro de Formação da PM e da sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da aquisição de drones para monitoramento e equipamentos periciais. 

Segundo Jerônimo Rodrigues, os investimentos consolidam um modelo baseado em planejamento e presença do Estado: 

“Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou. 

ANÚNCIO

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que as medidas reforçam a integração entre as forças e a eficiência do serviço: 

“A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas”, disse. 

Além do reforço policial, o governo ampliará programas sociais como Bahia Pela Paz, que transforma escolas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana, e o Corra pro Abraço, que chegará a novos municípios. Também estão previstas Casas da Mulher Brasileira e Centros Comunitários pela Vida. 

Desde 2023, já foram investidos mais de R$ 1 bilhão em segurança pública, com entrega de viaturas, coletes, armas, helicóptero e implantação de sistemas como reconhecimento facial, que contribuiu para mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025. 

ANÚNCIO
Sair da versão mobile