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Bagagem extraviada: se ligue nas dicas de como evitar

Flavia Requião

Uma das coisas que mais preocupam qualquer viajante, independentemente do destino que esteja viajando, é sua bagagem, e a possibilidade dela ser extraviada. Obviamente é uma situação que causa muito desconforto, e em alguns casos, pode até arruinar a viagem.

Como viajar é uma “caixinha de surpresas”, temos que estar preparados psicologicamente e estrategicamente para viver essas situações. Por isso o melhor remédio é a prevenção, e algumas atitudes simples fazem minimizar os riscos de problemas maiores. Vamos conferir?

1 Não deixe etiquetas de voos antigos

A primeira regra para se evitar um extravio é sempre retirar as etiquetas de voos antigos na bagagem. Na maioria vezes a bagagem é extraviada por uma falha humana, e deixar a etiqueta antiga, pode confundir os responsáveis por direcionar as malas para cada voo e destino.

2 Uma boa identificação da sua bagagem

Tão importante quanto as informações que deverão conter na etiqueta de sua bagagem, é escolher uma etiqueta com material resistente, pois no caso de sua mala ser extraviada, a etiqueta é a maneira mais eficiente de identificá-la. Outra dica importante, que vale muito a pena, é a de personalizar a sua mala. Pode ser com uma fita bem colorida ou adesivo chamativo. Investir numa capa de mala também é uma excelente opção, pois além de identificar ela protege a bagagem.

3 Coloque identificação dentro da bagagem

E como a prevenção é o melhor remédio, sempre oriento também colocar um papel com sua identificação (nome/endereço/telefone) dentro da sua mala, pois caso perca a etiqueta e apareça uma mala igual a sua, as autoridades podem abrir e identificá-la.

4 Fotografe sua mala, dentro e fora.

Fotografar sua mala por fora facilita no processo de busca e identificação numa possibilidade de perda ou extravio, já as fotos internas comprovam o que você levava nela na hora de pedir o ressarcimento, caso não encontre mais a bagagem.

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5 Evitar muitas conexões ou conexões com tempo curto

Outra maneira de minimizar as chances de malas extraviadas, é dar preferência à voos com menos conexões, visto que, quanto mais troca de aeronaves, maiores são as chances da mala não embarcar no seu voo ou ficar no aeroporto. Mas, se as conexões forem necessárias, escolha aquelas com mais tempo, ao menos 3hs de um voo a outro, pois para que as bagagens sejam transferidas, é necessário um tempo hábil.

6 Chegue cedo ao aeroporto

Como é necessário tempo hábil para a bagagem chegar ao porão do avião, na hora do check-in, evite fazê-lo em cima da hora, pois suas bagagens serão despachadas com pressa, o que aumentam as chances delas serem despachadas em voo errado ou até mesmo não serem embarcadas.

7 Confira os dados de usa bagagem durante o check-in

E por fim, mas não menos importante, no momento do check-in, ao despachar suas malas, confira com atenção se a etiqueta colocada pela companhia aérea, está com seu nome, destino e número de voos corretos.

Mas se ainda assim, minha bagagem for perdida ou extraviada, o que devo fazer?

Por mais cuidado e possíveis precauções que possamos ter, o extravio de bagagem é uma realidade e pode acontecer com qualquer viajante.

Caso isso aconteça, o primeiro passo é se dirigir imediatamente ao balcão da companhia aérea e preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).

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Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em casos de extravio de bagagem, as companhias aéreas nacionais possuem um prazo de até 7 dias para a devolução em voos nacionais, e de até 21 dias em voos internacionais.

Dentro deste período sem suas malas, o passageiro tem direito a uma compensação financeira para a compra de itens básicos. O valor desse ressarcimento, que é estipulado por cada empresa, e é válido apenas se você estiver fora do seu domicílio e mediante a apresentação dos comprovantes das compras.

Se tiver um seguro de viagem, é importante acioná-lo imediatamente, pois além da seguradora ajudar na busca da bagagem, o assegurado terá direitos a outras indenizações.

Caso as malas não sejam entregues dentro dos prazos determinados, a empresa deve indenizar o passageiro até uma semana após o período estipulado para a devolução. Esta indenização também pode ser reivindicada por meio do Procon ou de uma ação judicial.

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo
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