As pessoas na Áustria não têm permissão para sair de casa, exceto para ir para o trabalho, fazer compras para o essencial e fazer exercícios, já que o país voltou ao bloqueio da Covid-19 na manhã de segunda-feira (22), inicialmente por 10 dias..
Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas no sábado para protestar contra as medidas, alguns culpando o governo por não fazer mais para evitar a última onda de coronavírus que atingiu a Europa.
A Áustria também vai impor a obrigatoriedade da vacinação a partir de 1º de fevereiro, juntando-se ao Vaticano como o único lugar na Europa com tal exigência.
Lutando contra uma pandemia ressurgente quase dois anos desde que começou os primeiros casos da Covid-19, vários países do continente reintroduziram barreiras, alguns proibindo pessoas não vacinadas de frequentarem locais como restaurantes e bares.
Desde que vacinas contra a Covid-19 se tornaram amplamente disponíveis, o único outro país da UE a entrar novamente em um bloqueio nacional foi a Letônia.