A Austrália anunciou nesta terça-feira (2) que vai por em prática novas regras para coibir o uso recreativo de vapes e estreitar as leis sobre os cigarros eletrônicos.
O governo australiano proibirá a importação de produtos vaping sem receita – incluindo aqueles que não contêm nicotina – nas medidas de controle de tabaco e vaping mais significativas no país em uma década.
Para combater o vaping juvenil, serão introduzidos padrões mínimos de qualidade para vapes, incluindo a restrição de sabores, cores e outros ingredientes. Os produtos vape exigirão embalagens semelhantes às farmacêuticas e as concentrações e volumes permitidos de nicotina serão reduzidos. Todos os vapes descartáveis de uso único serão banidos.
Segundo o ministro da saúde, Mark Butler, em uma sessão de perguntas e respostas na ABC, a indústria do tabaco estava tentando criar uma “nova geração de viciados em nicotina” por meio do vaping e que ele estava “determinado a acabar com essa ameaça à saúde pública”.
Segue-se uma investigação sobre as reformas vaping lideradas pelo regulador de drogas, a Therapeutic Goods Administration (TGA), com apresentações de órgãos profissionais de saúde, associações de saúde pública, profissionais de saúde individuais e pesquisadores universitários apoiando esmagadoramente o reforço dos controles de fronteira.
Muitos especialistas e órgãos de saúde pública submeteram-se à investigação de que os controles de fronteira também devem ser colocados em produtos vaping sem nicotina para evitar a rotulagem incorreta e a exploração de brechas na importação. Isso segue os fabricantes que rotulam falsamente os produtos que contêm nicotina como “livres de nicotina” para contornar as restrições de importação, deixando as crianças facilmente capazes de comprar vapes, muitas vezes inalando nicotina sem saber e tornando-se viciadas.
O governo também trabalhará com estados e territórios para acabar com as vendas de vape em lojas de conveniência e outros varejistas. As prescrições de produtos vaping de nicotina para fumantes que tentam parar de fumar serão mais fáceis de obter, com padrões mais rígidos em relação aos produtos vaping que podem ser comprados em farmácias para que as pessoas possam ter certeza do conteúdo dos produtos.