As atividades da Arena Aquática de Salvador foram retomadas ontem (9), cumprindo protocolos de segurança que diminui o acesso de alunos para 90 pessoas. Esse número é 60% do total de atletas de alta performance da arena, que é de 145.
Além dos 145 atletas de alta performance, outros 255 alunos de iniciação, natação e hidroginástica estão matriculados. No total, são 400 alunos ativos. Aqueles que não puderam retomar de forma presencial nesse momento, podem continuar assistindo as aulas on-line com orientação de exercícios funcionais por meio do Google Meet.
Segundo Edvaldo Valério, gerente de Esportes Aquáticos da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), foi preciso adotar alguns critérios para a retomada. “Priorizamos o retorno de atletas de alta performance, alunos que já tenham representado a Arena Aquática em alguma competição esse ano ou que tenham participado de mais eventos em 2019, por exemplo”.

Reabertura da piscina olímpica
Aumento de vagas
A expectativa é que os índices de infectados por Covid-19 diminuam, permitindo uma maior flexibilização para que mais alunos possam ser atendidos. “Acreditamos que o próximo passo será ter duas pessoas por raia em cabeceiras opostas. Nesse caso, conseguiremos ampliar o número atual, que é hoje de 15 alunos por hora, para 30 por hora, absorvendo todos os 145 atletas”, disse.
Na volta aos treinos, os alunos foram unânimes ao relatar a alegria e segurança em poder iniciar as atividades práticas. “Achei muito bem feito, está bem seguro, eles estão fazendo umas marcas no chão para manter a distância. Durante o treinamento, uma pessoa fica em cada raia. O período de aula virtual foi bem legal, mas eu prefiro a piscina”, contou Juan Pablo Sena, de 11 anos.