Cerca de 1.814 atletas, paratletas e credenciados brasileiros que vão aos Jogos Olímpicos de Tóquio serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (12). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga.
Um total de 12.050 doses foram doadas através de uma estratégia do Comitê Olímpico Internacional (COI). São cerca de 4.050 doses da farmacêutica norte-americana Pfizer e outras 8 mil pela chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac.
A imunização alcançará também todos aqueles credenciados a acompanhar as delegações, incluindo jornalistas, oficiais e técnicos que trabalharão nas mais variadas funções, como na coleta de exames antidoping, por exemplo.
A escolha das vacinas se deu pelo curto intervalo de tempo entre as duas doses. A bula das duas vacinas recomenda 21 dias. Embora, no PNI, os brasileiros que já receberam a Pfizer, vão esperar até 12 semanas para a dose de reforço.
Cronograma
A vacinação dos atletas e das comissões técnicas deve ocorrer no dia de hoje (12) nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Porto Alegre e no Distrito Federal, a imunização começará a partir de 17 de maio.
Com menos de 2 mil vacinados, as mais de 8,4 mil doses restantes serão repassadas ao PNI para a imunização dos brasileiros dos grupos prioritários.