A empresa de call center Atento sofreu um ataque cibernético em seus sistemas no Brasil, na manhã deste domingo (17) e está com suas operações paralisadas. Na noite de domingo, a companhia enviou um comunicado aos seus clientes informando que “detectou um ataque de cibersegurança e implementou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter e avaliar a ameaça”.
Até o momento, não há nenhuma evidência de que os clientes tiveram seus dados vazados, mas muitas operações foram retiradas do ar para evitar maiores riscos. “Continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível”, afirmou a empresa no comunicado.
Com operações em 14 países, a Atento conta com mais de 400 clientes e 150 mil funcionários. No Brasil, atende a operadora de telefonia Vivo e muitos bancos.
Os ataques, em sua maioria usando o que mundo tecnológico chama de ransomware, têm se tornado cada vez mais frequentes no mercado brasileiro e mostrado a fragilidade dos sistemas.