Pelo menos 50 pessoas foram mortas em um atentado a bomba contra uma mesquita xiita na cidade afegã de Kunduz, o ataque mais sangrento desde que as forças dos EUA deixaram o país.
Muitas vítimas da comunidade minoritária ficaram feridas na explosão, que não foi reivindicada, mas parece ter o objetivo de desestabilizar ainda mais o Afeganistão após a tomada do Taleban.
Moradores disseram que a explosão aconteceu durante as orações de sexta-feira. Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, mas o Estado Islâmico, um rival ferrenho do Taleban, alegou atrocidades recentes semelhantes.
Uma fonte médica do hospital provincial de Kunduz disse que 35 mortos e mais de 50 feridos foram levados para lá, enquanto um funcionário do hospital Médicos Sem Fronteiras relatou 15 mortos e vários feridos.
Imagens compartilhadas nas redes sociais, mostraram vários corpos ensanguentados. Outro vídeo mostrou homens conduzindo as pessoas para longe da cena. Multidões amedrontadas aglomeraram-se nas ruas.
?
JUST IN – Explosão mortal na mesquita xiita no Afeganistão Kunduz mata até 100 durante as orações de sexta-feira, de acordo com fontes locais.@REDETUDOW pic.twitter.com/lUcK6trZX7
— Edson Valentim (@EdsonVa46406945) October 8, 2021