Quatro crianças e um adulto ficaram feridos em um ataque com faca na pitoresca cidade de Annecy, nos Alpes franceses.
Pelo menos três das vítimas estão em estado crítico no hospital.
Por volta das 9h45, um homem armado com uma faca entrou em um parque infantil perto do famoso lago da cidade e atacou um grupo de crianças de cerca de três anos que brincavam, disse à AFP uma fonte de segurança e um funcionário local.
O presidente francês, Emmanuel Macron, twittou que foi um ato de “covardia absoluta” e que a nação estava em estado de choque.
Attaque d’une lâcheté absolue ce matin dans un parc à Annecy. Des enfants et un adulte sont entre la vie et la mort. La Nation est sous le choc. Nos pensées les accompagnent ainsi que leurs familles et les secours mobilisés.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) June 8, 2023
Testemunhas descreveram o suposto atirador correndo freneticamente, aparentemente atacando pessoas aleatoriamente, antes de ser parado pela polícia perto das margens do Lago Annecy.
“Ele queria atacar todo mundo. Eu me afastei e ele investiu contra um homem e uma mulher velhos e esfaqueou o homem velho”, disse o ex-jogador de futebol profissional Anthony Le Tallec, que estava correndo no parque, ao jornal local Dauphine Libéré.
Outra testemunha, Malo, disse à BFMTV que o culpado atacou as crianças antes de mirar em um velho e estava “gritando, mas não era realmente compreensível”.
Outra testemunha disse à rádio pública local, France Bleu, que o agressor parecia “confuso”.
Uma testemunha, identificada como Nelly, disse à rádio France Info: “As pessoas estavam correndo, chorando, em pânico…
A parlamentar de Haute-Savoie, Virginie Duby-Muller, disse à BFMTV: “Estou horrorizada… atacar crianças é abominável. É impensável o que aconteceu aqui esta manhã em um lugar tão calmo e tranquilo, um lugar amado por moradores e turistas. Estamos abalados.”