A produção de biscoitos caseiros, de polvilho, ginete, de coco, de milho e sequilhos no assentamento Rio de Ondas, no município de Luís Eduardo Magalhães ganhou um novo impulso com uma unidade de processamento de derivados de mandioca, totalmente equipada.
A construção da unidade foi realizada pelo governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, na Associação Comunitária dos Agricultores e Artesãos Caliandra-Acacer, que investiu na obra e em equipamentos R$196,7 mil.
Segundo a presidente da associação, Valéria Lima Bonfim, o grupo já trabalhava com a produção de biscoitos, mas em uma sala improvisada, com poucos equipamentos. “Antes da construção da unidade, a gente fabricava só um tipo de biscoito caseiro, o de manteiga. Com a construção da nova cozinha, conseguimos produzir biscoitos diferentes. Em uma, fazemos os de trigo e na outra, os biscoitos de polvilho, para garantir que não haja contaminação com glúten”.
Veronice Costa comemorou a nova cozinha com utensílios e aparelhos, pois facilitou o preparo da massa para a produção dos biscoitos: “Melhorou a qualidade e, também, o ganho de tempo no preparo. Além disso, ampliou o número de envolvidos na produção dos biscoitos, de 20 para 40”.
Com uma produção de 11 mil quilos de biscoitos por ano, é comercializado para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e nos mercados da região.