Bahia Pra Você

Assembleia da ONU aprova resolução de ajuda à Ucrânia

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira (24) uma resolução que culpa a Rússia por criar uma situação humanitária “terrível” depois da invasão. Na reunião, também foi exigido o acesso à ajuda e proteção civil na Ucrânia.

O texto foi apresentado pela delegação ucraniana, chefiada pelo diplomata Sergiy Kyslytsy, e outros 90 co-autores. Teve 140 votos favoráveis, incluindo o do Brasil, 5 contrários (Rússia, Síria, Coreia do Norte, Eritreia e Belarus) e outras 38 abstenções –como China e Índia.

O resultado, no entanto, é simbólico. Isso significa que seu cumprimento não é obrigatório. O poder de intervenção está nas mãos de outra instância da ONU, o Conselho de Segurança, onde medidas para lidar com o conflito foram barradas pelo poder de veto russo.

Na última quarta, o país colocou a mesma resolução em votação no Conselho de Segurança, porém recebeu apenas dois votos a favor – dela própria e da China.

Em 2 de março, a Assembleia Geral já havia aprovado resolução condenando os ataques e exigindo a retirada imediata das tropas russas do país. A votação foi articulada pela delegação dos Estados Unidos após a Rússia vetar a reprimenda apresentada no Conselho de Segurança.

ANÚNCIO
Anúncios

A África do Sul propôs um projeto que também prevê a ajuda a civis, porém sem citar o papel da Rússia, argumentando que o documento elaborado pelos ucranianos é “politizado”.

Sair da versão mobile