Billie Jean King, a tenista ex-número 1 do mundo, prestou homenagens a Serena Williams, descrevendo-a como a “maior jogadora” do esporte após o anúncio da 23 vezes campeã de Grand Slams de que está se aposentando.
Em uma coluna para a Vogue, Williams, de 40 anos, descreveu sua intenção de encerrar sua carreira de jogadora como uma “evolução” longe do tênis e indicou que poderia se afastar após o próximo US Open.
“Quando Serena se afastar do tênis, ela sairá como a maior jogadora do esporte”, disse King, vencedora de 12 títulos de Grand Slam de simples, incluindo seis em Wimbledon. “Depois de uma carreira que inspirou uma nova geração de jogadores e fãs, ela será para sempre conhecida como uma campeã que venceu em quadra e elevou o perfil global do esporte a partir disso.”
Falando ao USA Today, o ex-número 1 do mundo, John McEnroe, disse sobre Williams: “Ela deve fazer o que quiser. Ela é um ícone. Seu lugar na sociedade americana foi para um lugar onde ela merece depois de tudo o que realizou, tudo o que fez.
“Não sei a resposta se ela quer jogar de novo, não acho que ela precise jogar de novo. Ela está nesse nível onde Michael Jordan, LeBron James e Tom Brady estão. Ela é como uma das maiores atletas de todos os tempos na história de qualquer esporte – homem ou mulher. Parece ser um ótimo lugar em sua vida. Ela agregou muito.
“Qualquer um que viu o filme [King Richard] percebe de onde eles vieram e onde ela está agora é inacreditável, então ela pode passar o resto de sua vida pensando ‘nada mal, hein?’”
Enquanto isso, Coco Gauff, a atual número 11 do mundo, saudou Williams como a razão pela qual assumiu o esporte em primeiro lugar. “Eu cresci assistindo-a. Essa é a razão pela qual eu jogo tênis”, disse Gauff após sua vitória na primeira rodada no Aberto do Canadá em Toronto na terça-feira (9). “O tênis sendo um esporte predominantemente branco, definitivamente ajudou muito. Porque eu vi alguém parecida comigo dominando o jogo. Isso me fez acreditar que eu poderia dominar também.”
Prestando sua própria homenagem a Williams, Emma Raducanu, campeã do US Open, disse: “Ela definitivamente mudou o jogo. Não houve realmente alguém que tenha dominado como ela no jogo feminino. Então eu acho que ela mudou muito o jogo a esse respeito.”
Pam Shriver, a ex-número 3 do mundo, acrescentou: “Ela, Serena, impactou o tênis dentro e fora da quadra. Ela tirou o tênis das páginas de esportes e entrou na cultura pop. Ela conecta pessoas de todas as gerações, diversidade de origens. Ela se tornou uma grande porta-voz, uma filantropa e amadureceu diante de nossos olhos”.