Ícone do site Bahia Pra Você

Anvisa recebe pedido da Pfizer para vacinar crianças de 5 a 11 anos

A Pfizer solicitou, nesta sexta-feira (12), autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para aplicar a vacina contra a Covid-19

Secretaria de Saúde recebe mais de 150 mil doses de vacina Pfizer do Ministério da Saúde Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A Pfizer solicitou, nesta sexta-feira (12), autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para aplicar a vacina contra a Covid-19 em crianças entre 5 anos e 11 anos.

O prazo de avaliação da solicitação pelo órgão é de 30 dias. “De acordo com o pedido da Pfizer, a dosagem da vacina para a faixa etária será ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos. Dessa forma, a proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo (maiores ou menores de 12 anos). Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados pela cor”, disse a Agência em nota.

A Anvisa garantiu também que a análise técnica será feita de “forma rigorosa e com toda a cautela necessária para a inclusão deste público específico”. A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde 23 de fevereiro deste ano, para pessoas com mais de 16 anos, e desde 11 de junho para a faixa etária de 12 a 15 anos.

“No caso de vacinas para o público infantil, alguns dos principais pontos de atenção da Anvisa se referem aos dados de segurança e eventos adversos identificados, ajuste de dosagem da vacina, fatores específicos dos organismos das crianças em fase de desenvolvimento, entre outros”, também informou a Anvisa na nota.

A Pfizer havia informado no mês passado que ingressaria com o pedido de autorização para crianças em novembro, mas sem dizer a data. A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos já deu aval para a aplicação da vacina nesta faixa etária.

ANÚNCIO

No final de outubro, os diretores da Anvisa foram ameaçados de morte caso aprovem o pedido da Pfizer para uso da vacina contra Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. A informação foi passada pela própria agência.

Sair da versão mobile