Ícone do site Bahia Pra Você

Anvisa protocola pedidos de importação da vacina russa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedidos de importação da vacina russa Sputnik V da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte,

MOSCOW, RUSSIA - DECEMBER 28, 2020: A dose of the Gam-COVID-Vak (Sputnik V) vaccine is on display during vaccination against COVID-19 at Branch No 8 of Moscow's outpatient clinic No 121. Vladimir Gerdo/TASS.No use Russia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedidos de importação da vacina russa Sputnik V da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco e Sergipe. Os processos estão sendo analisados conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC), que estabelece os parâmetros para submissão de pedidos de autorização excepcional e temporária de vacinas contra Covid-19.

Foi marcada para a próxima semana uma reunião entre os cinco diretores da Anvisa e os governadores de cada estado.

A vacina russa é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou. No Brasil, será fabricada pela farmacêutica União Química. Atualmente a Anvisa já analisa o pedido de autorização de uso emergencial do imunizante.

Contrato

No mês de março, o Governo do Estado da Bahia fechou um contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. A previsão da chegada do primeiro lote dos imunizantes é para este mês de abril.

O ato foi celebrado pelos dois órgãos. No dia em questão, o governador da Bahia, Rui Costa, agradeceu o apoio firmado que viabilizou as vacinas.

ANÚNCIO

“[..] Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”, disse Rui.

Sair da versão mobile