Ícone do site Bahia Pra Você

Anvisa autoriza ampliar o prazo de armazenamento da vacina Pfizer/BioNTech

ampliar o tempo de armazenamento de 5 para 31 dias, da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech em temperaturas de freezers normais,

A partir da recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (28) ampliar o tempo de armazenamento de 5 para 31 dias, da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech em temperaturas de freezers normais, de 2 a 8 graus Celsius.

Em nota, A Anvisa informou que avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. “Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, diz o texto.

O pedido de alteração foi feito na última sexta-feira (21). Em fevereiro, as autoridades dos EUA aprovaram o armazenamento e transporte da vacina da Pfizer/BioNTech em temperaturas de congelamento padrão entre -15 e -25 graus Celsius por até duas semanas, em vez das temperaturas mais baixas, entre -80 e -60 graus Celsius, que o imunizante requer normalmente.

A vacina da Pfizer é uma das três utilizadas atualmente na campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil.

Sair da versão mobile