Alex Curvello é advogado e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção do Litoral Leste do Ceará @alexcurvello
Já escrevi algo parecido, com menos caracteres o tema do nosso Papo de Quinta no Instagram em minha rede social, por algo venho aprofundar o tema por aqui também.
Antes de tudo, entendo que o amor só se torna algo poderoso quando aplicado, não adianta ter um sentimento retraído ou por receio do que outros irão pensar, deixar de expor o que sente quando sente não é bom.
Pois bem, em uma certa oportunidade, num certo bar, um certo amigo comentou que eu era um eterno apaixonado por minha esposa.
Afirmei categoricamente que não, que na verdade eu tento ser diariamente um eterno amoroso por ela, tento pelo fato de que nem sempre consigo demonstrar todo o carinho que tenho por ela, como um ser humano, as falhas por vezes podem ocorrer, mas sempre há a possibilidade de melhorar.
Até porque, entendo também que existem diferenças entre amor e paixão e no caso para minha esposa prevalece o amor.
Aqueles que procuram pela paixão tornam-se cientistas do desejo, que muitas vezes consiste na ação e reação efêmera sem pensar em consequências.
Já os que escolhem o amor, são artistas espontâneos, pensadores e atores do que querem, criam constantemente novas e melhores maneiras de amar.
Um dos grandes dilemas das pessoas consiste em que escolhem escutar conselhos de pessoas que vivem uma vida a qual você não gostaria de viver, ou pior, de forma hipócrita dizem algo que verdadeiramente não fazem.
Não quero dizer que todos devem a todo momento ficar demonstrando emoções exacerbadas, em verdade quero esclarecer que devemos ser melhores a cada dia para a pessoa que escolhermos viver ao lado dela.
Além do mais, o amor consiste em saber amar, a pessoa que vive com você, inclusive do seu interno, até pelo fato de que quando estamos sozinhos devemos cuidar do coração, em amigos, prestar atenção no que falamos, ao ser contrariado ter cautela no temperamento e em um relacionamento tenha zelo com quem você vive.
Em resumo, algumas diferenças entre paixão e amor, os apaixonados querem por necessidade, os que amam por escolha, a paixão se dissolve com o tempo, o amor renasce através de eras, a paixão é o mundo, o amor é o universo, a embalagem vale mais para a paixão, o amor desfruta do conteúdo, a paixão deseja a matéria, o amor quer a consciência, a paixão acontece repentinamente, o amor se constrói gradativamente, a paixão é escancarada, o amor é hermético, muitos vivenciam inúmeras paixões, poucos encontram o amor.
Por fim, a paixão é estática, o amor vive em movimento, a paixão envelhece o corpo, já o amor, ah o amor, eterniza na alma e minha alma já está eternizada em minha esposa Ana Karla.