A região da Cidade Baixa ganhou, nesta quarta-feira (16), a Feirinha Estação da Calçada, uma nova estrutura para os vendedores ambulantes que atuam no ramo de hortifrúti. Com 287 m² de área coberta, o equipamento beneficiará 55 vendedores. Cada permissionário ganhou uma barraca em madeira para acondicionamento dos produtos.
O local possui cobertura isotérmica e foi projetado para receber ventilação natural, o que vai amenizar os impactos do forte calor soteropolitano, proporcionando bem-estar tanto para os vendedores ambulantes quanto para a população. Além disso, a feirinha conta com pavimentação em piso intertravado em uma área de 550 m² e iluminação em LED.
Ambulante há 19 anos, Ana Paula de Jesus, 35, comemorou a entrega da Feirinha Estação da Calçada. “Agora, sim, tenho um ambiente confortável, limpo e organizado para vender frutas. Antes trabalhava perto do lixo, havia moscas, rato. Fora que, quando chovia, alagava tudo. Cheguei até a ficar doente por causa disso”, conta.
Outro beneficiado com o espaço, Erval Ferreira, 64, disse que a entrega da feirinha atendeu a um pedido dos vendedores da localidade. “Estamos mais protegidos e seguros. A expectativa é que com esse novo espaço as vendas melhorem e atraia ainda mais clientela”.
Há pouco mais de um ano, o comércio popular na Calçada foi contemplado com a entrega de um camelódromo com 450 metros quadrados de área coberta, entre o Largo da Calçada e a Rua Barão de Cotegipe. O projeto também envolveu implantação de paisagismo, iluminação e nova pavimentação.