SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Olhar do Viajante

Alta temporada e os protocolos de viagens

O ano inicia com notícias não tão favoráveis em relação a pandemia de Covid-19 e o seu impacto nas viagens

Publicado

em

Verão, férias escolares, alta temporada, viagens a todo vapor, certo? Nem tanto... O período mais desejado dos viajantes ainda não é como antes.

Flavia Requião

Verão, férias escolares, alta temporada, viagens a todo vapor, certo? Nem tanto… O período mais desejado dos viajantes ainda não é como antes.

O ano inicia com notícias não tão favoráveis em relação a pandemia de Covid-19 e consequentemente o seu impacto nas viagens.

Mesmo com um número crescente de vacinados, muitos com terceira dose e a poucos dias do início da vacinação de crianças, a chegada de novas variantes do Coronavírus, juntamente com o da Influenza, começa a comprometer os planos de viagens de muita gente.

Como as informações mudam quase diariamente, é fundamental acompanhar de perto todos os novos protocolos, além das notícias para buscar viagens mais seguras e com o mínimo de imprevistos.

Dentre as principais exigências estão:
Certificado de vacinação

Diversos países, desde o ano passado, já começaram a adotar como protocolo de entrada de turistas, o comprovante de imunização. No Brasil, inúmeros estabelecimentos em todo o país, vêm aderindo ao critério e exigindo o Certificado de Vacinação contra a Covid-19. Para as viagens rodoviárias intermunicipais na Bahia e os embarques nos cruzeiros, também, desde dezembro 2021, o certificado é obrigatório.

Formulários de saúde

De acordo com o destino de viagem, seja ela nacional ou internacional, formulários com declaração de saúde poderão ser exigidos para monitoramento de casos. É importante conferir a exigência do destino que irá viajar.

Teste PRC ou antígeno para Covid-19

Desde que as fronteiras dos países começaram a abrir, o teste PCR ou antígeno para Covid-19, passou a ser um dos principais requisitos para entrada, conforme protocolo de cada país.

Uso de máscaras específicas

O uso de máscaras, além de obrigatórias, já fazem parte do nosso vestuário atual. Porém, em se tratando de viagens, é dada uma atenção maior em relação ao tipo de máscaras aceitas, sendo exigidos modelos específicos que oferecem maior proteção e menor risco de contágio. Os principais modelos exigidos são máscaras cirúrgicas descartáveis, tipos PFF2 e N95, ambos sem válvula, modelos de tecido com tripla camada. Atenção: antes de embarcar certifique-se nos sites das companhias aéreas quais os modelos são permitidos.

Seguro de viagem com cobertura Covid-19

Os seguros de viagens, que já eram de suma importância em qualquer viagem, em alguns destinos passam a ser obrigatórios e com cobertura em caso de contágio e tratamento do Covid-19. Consulte sempre os diferentes tipos de planos e coberturas oferecidas.

E para os turistas que chegam ao Brasil, assim como os brasileiros que retornam, as exigências continuam:

  • Comprovante de imunização, com vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pela OMS, com pelo menos 14 dias antes do embarque;
  • Teste PCR negativo para coronavírus feito em até 72 horas antes da viagem ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes do embarque;
  • Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Mesmo com todos os cuidados, o risco de contágio existe e por isso sempre considere que em uma viagem, principalmente internacional, a mesma poderá ser interrompida por alteração/cancelamento de serviços por motivos de força maior, além da obrigatoriedade de uma quarentena no país visitado.

Vale ressaltar, também, que mesmo com todos esses novos protocolos, não podemos nos esquecer daqueles que há quase 2 anos já nos é conhecido e já deve estar incorporado aos nossos hábitos e que contribuem para a prevenção do contágio e disseminação dos vírus, como: uso de máscara em locais públicos; lavar as mãos, usar álcool em gel 70% e evitar aglomerações.

Mesmo sem garantias, o importante é não deixar de planejar e atentar-se sempre aos protocolos e restrições atualizadas de cada país, estados, cidade, seguindo as orientações das autoridades de saúde locais para que possa aproveitar ao máximo.

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo

Olhar do Viajante

Bagagem extraviada: se ligue nas dicas de como evitar

Essa é uma situação que causa muito desconforto, e em alguns casos, pode até arruinar a viagem

Publicado

em

Foto: Pixabay

Flavia Requião

Uma das coisas que mais preocupam qualquer viajante, independentemente do destino que esteja viajando, é sua bagagem, e a possibilidade dela ser extraviada. Obviamente é uma situação que causa muito desconforto, e em alguns casos, pode até arruinar a viagem.

Como viajar é uma “caixinha de surpresas”, temos que estar preparados psicologicamente e estrategicamente para viver essas situações. Por isso o melhor remédio é a prevenção, e algumas atitudes simples fazem minimizar os riscos de problemas maiores. Vamos conferir?

1 Não deixe etiquetas de voos antigos

A primeira regra para se evitar um extravio é sempre retirar as etiquetas de voos antigos na bagagem. Na maioria vezes a bagagem é extraviada por uma falha humana, e deixar a etiqueta antiga, pode confundir os responsáveis por direcionar as malas para cada voo e destino.

2 Uma boa identificação da sua bagagem

Tão importante quanto as informações que deverão conter na etiqueta de sua bagagem, é escolher uma etiqueta com material resistente, pois no caso de sua mala ser extraviada, a etiqueta é a maneira mais eficiente de identificá-la. Outra dica importante, que vale muito a pena, é a de personalizar a sua mala. Pode ser com uma fita bem colorida ou adesivo chamativo. Investir numa capa de mala também é uma excelente opção, pois além de identificar ela protege a bagagem.

3 Coloque identificação dentro da bagagem

E como a prevenção é o melhor remédio, sempre oriento também colocar um papel com sua identificação (nome/endereço/telefone) dentro da sua mala, pois caso perca a etiqueta e apareça uma mala igual a sua, as autoridades podem abrir e identificá-la.

4 Fotografe sua mala, dentro e fora.

Fotografar sua mala por fora facilita no processo de busca e identificação numa possibilidade de perda ou extravio, já as fotos internas comprovam o que você levava nela na hora de pedir o ressarcimento, caso não encontre mais a bagagem.

5 Evitar muitas conexões ou conexões com tempo curto

Outra maneira de minimizar as chances de malas extraviadas, é dar preferência à voos com menos conexões, visto que, quanto mais troca de aeronaves, maiores são as chances da mala não embarcar no seu voo ou ficar no aeroporto. Mas, se as conexões forem necessárias, escolha aquelas com mais tempo, ao menos 3hs de um voo a outro, pois para que as bagagens sejam transferidas, é necessário um tempo hábil.

6 Chegue cedo ao aeroporto

Como é necessário tempo hábil para a bagagem chegar ao porão do avião, na hora do check-in, evite fazê-lo em cima da hora, pois suas bagagens serão despachadas com pressa, o que aumentam as chances delas serem despachadas em voo errado ou até mesmo não serem embarcadas.

7 Confira os dados de usa bagagem durante o check-in

E por fim, mas não menos importante, no momento do check-in, ao despachar suas malas, confira com atenção se a etiqueta colocada pela companhia aérea, está com seu nome, destino e número de voos corretos.

Mas se ainda assim, minha bagagem for perdida ou extraviada, o que devo fazer?

Por mais cuidado e possíveis precauções que possamos ter, o extravio de bagagem é uma realidade e pode acontecer com qualquer viajante.

Caso isso aconteça, o primeiro passo é se dirigir imediatamente ao balcão da companhia aérea e preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em casos de extravio de bagagem, as companhias aéreas nacionais possuem um prazo de até 7 dias para a devolução em voos nacionais, e de até 21 dias em voos internacionais.

Dentro deste período sem suas malas, o passageiro tem direito a uma compensação financeira para a compra de itens básicos. O valor desse ressarcimento, que é estipulado por cada empresa, e é válido apenas se você estiver fora do seu domicílio e mediante a apresentação dos comprovantes das compras.

Se tiver um seguro de viagem, é importante acioná-lo imediatamente, pois além da seguradora ajudar na busca da bagagem, o assegurado terá direitos a outras indenizações.

Caso as malas não sejam entregues dentro dos prazos determinados, a empresa deve indenizar o passageiro até uma semana após o período estipulado para a devolução. Esta indenização também pode ser reivindicada por meio do Procon ou de uma ação judicial.

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo

Continue Lendo

Olhar do Viajante

Viagem de Cruzeiro – 10 motivos para você embarcar nessa

Os primeiros navios começaram suas navegações no mês passado a partir do Porto de Santos

Publicado

em

Foto: Danilo Borges/MTur
Foto: Danilo Borges/MTur

Flavia Requião

Está chegando o verão e com ele a tão esperada temporada de cruzeiros aqui na costa brasileira. Os primeiros navios começaram suas navegações no mês passado a partir do Porto de Santos. Já os embarques em Salvador começaram nesta terça (7) com o MSC Seaside. A temporada no Brasil dura até o mês de março a bordo das companhias MSC e Costa Cruzeiros.

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiro, e antes mesmo de acabar uma temporada, já começa a se preparar para o ano seguinte. E porque será que viajar de cruzeiro é tão legal?

Primeiramente planejar uma viagem não é uma coisa simples, envolve escolher o destino, adequar voos, reservar hotéis, montar roteiros com os locais que se deseja visitar, agora imagina quando tudo isso é feito para uma família, com faixas etárias diferentes ou grupo de amigos, por exemplo? Aliar os gostos e necessidades de todos é bem mais difícil. É ai que surge a opção de viajar num cruzeiro.

Vou mostrar 10 motivos que vão fazer você querer embarcar essa experiência incrível:

1 Tudo em um único lugar

O primeira e principal vantagem quando se opta por uma viagem de cruzeiro, é a praticidade, pois você pode encontrar tudo em um único lugar: deslocamento, hospedagem, opções de lazer entretenimento, restaurantes, bares, teatro, shows, cinema, cassinos, kids club, shopping, salão de beleza, SPA e tudo que você precisa para desfrutar de dias agradáveis, e tudo isso enquanto está se deslocando para vários destinos.

2 Vários destinos, uma viagem

Numa viagem de Cruzeiro, você terá a oportunidade de visitar mais de um destino em uma única viagem. São inúmeros itinerários em todos os continentes, para você escolher. Alguns visitando cidades de um mesmo pais ou até mesmo vários países numa só viagem, já pensou? E geralmente a navegação é feita durante a noite toda, e na manhã seguinte você já acorda em outra cidade.

3 Conforto e infraestrutura

 

Os cruzeiros são verdadeiros resorts 5 estrelas flutuantes e os seus tripulantes estão sempre a postos para proporcionar a melhor experiência aos seus passageiros. Durante o cruzeiro, todos os serviços oferecidos são de muita qualidade. Cada ambiente é decorado com alta sofisticação, o design e os detalhes são minimamente pensados para surpreender o cliente. Os navios de cruzeiro também possuem uma estrutura adequada e adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção ou portadoras de necessidades especiais, proporcionando todo o conforto e tranquilidade durante a viagem.

4 Entretenimento e lazer o tempo todo

Diversidade de entretenimento para todas as idades é o que não falta em uma viagem de cruzeiro. Durante o dia, mesmo quando o navio esta atracado num porto ou em navegação, a piscina e as atividades ao ar livre são as protagonistas: música, shows, aula de dança. Já à noite, onde todos estão dentro no navio, a programação é ainda maior: shows diariamente no teatro, bares com música ao vivo de diversos gêneros, piano-bar, festas temáticas na aérea da piscina ou na boate, cassino, alem de boliche, cinema, free-shop, ou seja, um mundo de opções.

E para as crianças e adolescentes também têm uma programação variada de atividades supervisionadas, permitindo que os pais façam seus próprios programas.

Mas ao mesmo tempo que você tem inúmeras opções de lazer e entretenimento, se você só quiser viajar para relaxar, o cruzeiro também é ideal, pois existe também diversas opções para seu descanso, primeiro que você não é obrigado a participar de nenhuma programação, então se simplesmente quiser ficar curtindo a paisagem em uma das inúmeras espreguiçadeiras espalhadas por todas aérea externa do navio, ou em uma sala de leitura, ou no Spa, é você quem escolhe!

Se você acha que seu estilo não se encaixa ao perfil dos cruzeiros, talvez precise olhar com maior atenção o assunto. Há cruzeiros para todos os gostos, desde os temáticos, até os de qualidade de vida, fitness e os focados em gastronomia.

5 Gastronomia

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

Quando se fala em gastronomia, os cruzeiros são muito famosos. Com uma gastronomia farta e de qualidade, você encontra tanto opções de buffet quanto à La carte. São basicamente 5 refeições diárias, servidas continuamente durante grande parte do dia. Do café da manhã, passando pelo almoço, lanche da tarde, jantar, até o lanchinho da madrugada. Para quem luta contra a balança é um verdadeiro martírio!

Além disso, os cruzeiros possuem restaurantes de especialidade, pagos à parte, porem com menus elaborados por chefs renomados e o melhor da alta gastronomia internacional.

Quanto às bebidas, tem navios, que já tem as bebidas incluídas na sua tarifa, e outros vendem pacotes à parte.

6 Não precisa fazer e desfazer suas malas

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

Acredito que para muita gente, a parte mais chata da viagem é fazer e desfazer malas, e fazer check-in e check-out quando chega no destino, não é verdade? Na viagem de cruzeiro você tem esse conforto, e utiliza esse tempo aproveitando ainda mais sua viagem.

7 Praticidade

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

Algo muito prático na viagem de cruzeiro é não precisar andar com dinheiro, cartão de crédito ou documentos pessoais. Ao embarcar, cada passageiro tira uma fotografia e recebe um cartão com os dados. Além de ser a chave da sua cabine, também é a identificação para entrada e saída do navio, assim como é o seu “dinheiro” e no fim da viagem, é feito os pagamentos.

8 Passeios seguros em todos os portos

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

Como a cada dia do cruzeiro, chegamos a um destino diferente, as próprias companhias marítimas já oferecem diversas opções de roteiros, passeios e atividades, o que lhe dá praticidade e segurança em qualquer destino que o cruzeiro aporte.

9 Visual incrível

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

A viagem de cruzeiro é única quando falamos em visual privilegiado. Já pensou em tomar um café da manhã com vista para o oceano? Andar numa esteira na academia vendo o mar? Ver o por do sol observando a grandiosidade do oceano? Ou mesmo uma noite romântica tomando um drink enquanto navega? Aonde quer que você olhe, vai encontrar uma beleza exuberante e uma vista cinematográfica.

10 Ótimo custo-benefício

Viagem de cruzeiro já caiu no gosto do brasileiros, e antes mesmo de acabar uma temporada, os viajantes já começam a se preparar para o ano seguinte.

E para finalizar é um excelente custo-benefício, pois diante de tantos motivos juntos, o custo é baixo e o índice de satisfação é muito grande.

Lembrando que os cruzeiros no Brasil estão autorizados a navegar seguindo todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pela Anvisa, que incluem a exigência do Certificado de Vacinação (2 doses), teste RT- PCR 48 horas antes do embarque e o seguro de viagem com cobertura para Covid-19, como pré requisitos para os embarques dos passageiros, além de rigorosas normas de segurança e higiene internas nos navios.

Com tantos motivos para embarcar nessa aventura, se não se programou para essa temporada, fique atento que em breve as companhias anunciarão a temporada 2022/2023!

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo

Continue Lendo

Olhar do Viajante

Redescubra o Brasil – Amazônia

A ideia é sentir a floresta amazônica bem de perto, com experiências reais e transformadoras

Publicado

em

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.
Fotos: Divulgação

Flavia Requião

Da série Redescubra o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

Quando falamos da Amazônia, nos remetemos logo à maior floresta tropical do mundo, onde abriga o maior rio (em volume de água), o Rio Amazonas, que possui uma enorme biodiversidade de fauna e flora, e que essa floresta ainda é capaz de influenciar no clima de todo o nosso planeta.

Mas não podemos esquecer, que a Amazônia é também a região do Brasil que mais preserva traços da nossa cultura ancestral, a indígena.

Desta forma, visitar a Amazônia é a viagem ideal para quem busca se conectar por completo, com a natureza, conhecendo–a, aprendendo sobre a importância de valorizar essa floresta tropical e dos habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação.

A floresta amazônica é tão grande, que abrange 7 estados brasileiros, e assim, temos diversas maneiras de descobrir e vivenciar a Amazônia.

Hoje, vou falar de uma Experiência Amazônica no estado do Amazonas e se hospedando num hotel de selva, ou seja, o dentro da floresta. Existem vários hotéis de selva na Amazônia, desde mais simples até os mais luxuosos e sofisticados, inclusive navios 5 estrelas. Porém, independentemente da categoria do hotel escolhido, a ideia é sentir a Amazônia bem de perto, com experiências reais e transformadoras.

Selecionei 10 experiências que irão transformar seu olhar de viajante! Vamos conferir?

1 Se hospedar num hotel de Selva

A melhor forma de conhecer a Amazônia é hospedar-se na floresta e embrenhar-se por ela. Dormir e acordar ao som da natureza, comer peixes frescos e frutas colhidas da floresta, e além de tudo poder fazer os principais passeios e expedições. Se hospedar num hotel de selva na amazônica, está entre as experiências de viagem que todo brasileiro deveria ter em algum momento da vida.

2 Caminhar em meio a Floresta Amazônica

Caminhar no meio da floresta, observando inúmeras espécies de plantas, aprender sobre algumas plantas medicinais, poder beber água potável direto das nascentes e saborear frutas da região. Você ficará encantado pela diversidade de fauna e flora, com mais de 30 mil espécies de plantas de todos os tamanhos e formas, e inúmeras espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes.

3 Passear de barco no Rio Amazonas

As estradas na Amazônia, são o rio Amazonas e seus inúmeros afluentes. E uma verdadeira imersão nesse destino, exige pelo menos uma viagem de barco, na qual conseguirá sentir um pouco dessa imensidão fluvial e conhecer os Igapós (áreas alagadas) e Igarapés (curso d’água), ver de perto as famosas vitórias-régias, plantas aquáticas típicas da região amazônica e toda a vida das comunidades que vivem em casas flutuantes.

4 Fazer focagem noturna de animais

Sair em barco a noite, com iluminação apenas de lanternas e da luz da lua,  apreciar os sons noturnos da selva, com a possibilidade de focar pequenos jacarés ou outros animais com hábitos noturnos é um dos momentos mais incríveis quando está na Amazonia.

5 Conhecer uma comunidade indigena

Fazer uma imersão nas comunidades indígenas, observando e aprendendo como eles vivem, sobre como sofreram com a colonização, como se adaptaram, como trabalham. Escutar um idioma diferente dentro do mesmo Brasil, é uma experiência incrível.

6 Interagir com os botos

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

O boto cor-de-rosa é uma espécie de golfinho que vive apenas em águas doces, e é um dos animais mais famosos da Amazônia. Suas cores podem variar de cinza à rosa. Muito dóceis, esses golfinhos, saltam da água em busca de peixes fazendo a maior diversão. Toda essa interação, somente acontece em lugares autorizados pelo Ibama.

7 Visitar a Floresta dos Macacos

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

Visitar o Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como ” Floresta dos Macacos” é também uma atração imperdível. Esse Centro tem como um dos projetos de base, proteger os primatas ameaçados de caça predatoria, comercialização e cárcere ilegais. O local é aberto a visitação, sempre acompanhados por profissionais habilitados, permitindo aos turistas filmar e fotografar estes animais em ambiente totalmente natural e seguro.

8 Conhecer a casa do Caboclo

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

Aprender sobre os costumes e tradições dos habitantes ribeirinhos, chamados de “caboclos” (miscigenação entre branco e índios). Visitar à casa de um caboclo, é conhecer um pouco mais sobre a história da população amazônica, do ciclo da borracha e conhecerá sobre plantas medicinais e verá, dentre outras coisas, como é feita a farinha de mandioca, principal atividade econômica da região e base da culinária local.

9 Contemplar o Nascer do Sol

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

Ter a oportunidade de admirar a beleza do nascer do sol na Amazônia é algo para poucos. Nessa experiência, saímos do hotel e navegamos em uma canoa motorizada, antes dos primeiros raios de sol. O nascer do sol da Amazônia, está entre os mais espetaculares do mundo.

10 Ver o espetaculo Encontro das Águas

o Brasil, hoje vamos redescobrir o coração verde do nosso país! Uma das nossas maioes riquezas e que poucos Brasileiros conhecem, a Amazônia.

E o que não poderia faltar! O Encontro das águas! Um dos maiores patrimônios naturais da Amazônia. E acredite, não há nada mais especial que ver o encontro das águas de perto! O encontro das aguas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Solimões, que pela diferenca da densidade da agua e da sua velocidade, as aguas não se misturam feito água e azeite. É realmente uma experiência única!

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo

Continue Lendo

Mais Lidas