Bahia Pra Você

Alta de casos de Covid-19 pode causar falta de luvas em 1.604 cidades

Em ao menos 1.604 municípios do Brasil há a possibilidade de faltar luvas para os profissionais de saúde nos próximos dez dias, caso as internações por Covid-19 continuem altas, segundo foi informado pelos gestores  em pesquisa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems). As informações são da Folha de S. Paulo.

Na pesquisa, na qual cerca de 2.411 responderam as perguntas, há expectativa de que esse número pode ser ainda maior, já que menos da metade dos municípios do país participaram da pesquisa.

No estado de São Paulo, 160 das 302 cidades ouvidas até a terça (6) afirmam ter problemas para adquirir o item. A capital é uma delas e disse na pesquisa, que o item é o único insumo que corre risco de desabastecimento nos próximos dez dias. A cidade consome em seus hospitais 6,1 milhões de unidades por mês e tinha estoque de 222,7 mil.

O coordenador de auditoria e controle da Prefeitura de Lençóis Paulista (SP), Renato Cassino, disse na pesquisa que há muita dificuldade em comprar luvas de todos os tamanhos. Segundo ele, não é possível encontrar fornecedores de pronta entrega e os preços estão “exorbitantes”.

Com 25 mil unidades no estoque e consumo de 51 mil por mês, Jaboticabal (344 km de SP) também falou sobre o “altíssimo” preço das luvas e fornecedores que vendem apenas sem licitação, o que impossibilita a compra.

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile