Bahia Pra Você

Alemanha protesta contra Fifa sobre braçadeira OneLove

Os jogadores da Alemanha colocaram as mãos sobre a boca e usaram listras de arco-íris em seus tops e chuteiras em uma poderosa declaração de desafio contra a Fifa antes da partida do Grupo E contra o Japão. 

A mensagem foi reforçada pela ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, que também usou uma braçadeira OneLove, que promove a tolerância, a diversidade e os direitos LGBTQ+, ao sentar-se ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. 

A Alemanha é uma das sete nações, incluindo também Inglaterra e País de Gales, que foram proibidas pela Fifa de usar a braçadeira – e advertiram que enfrentariam sanções esportivas se desafiassem o órgão regulador do futebol. 

Em um poderoso comunicado publicado logo após o início do jogo, a Federação Alemã de Futebol alertou a Fifa: “Negar a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição.” 

Acrescentou: “Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que mantemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Não se tratava de fazer uma declaração política – os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. É por isso que esta mensagem é tão importante para nós.” 

Seis dos onze titulares da Alemanha, incluindo Ilkay Gündogan e Manuel Neuer, tinham as cores do arco-íris nas chuteiras. 

O medo de sanções esportivas – incluindo capitães recebendo um cartão amarelo no início do jogo – levou as sete nações a recuar em sua promessa de usar o OneLove em suas partidas da Copa do Mundo. 

No entanto, o presidente-executivo da federação dinamarquesa de futebol, Jakob Jensen, confirmou que essas nações estão agora explorando opções legais para anular a decisão da Fifa – embora tenha descartado ir ao tribunal de arbitragem do esporte nesta fase. 

“Agora estamos analisando quais são as opções legais, estamos coordenando nossas discussões sobre isso também, mas neste momento não é possível ir ao CAS”, disse ele. “Você não pode passar pelo CAS agora e acho que isso é algum boato que está circulando na imprensa. 

ANÚNCIO
Anúncios

Ele acrescentou: “Os alemães estão analisando as possibilidades legais. É muito diferente de passar pelo CAS. Se quiser passar pelo CAS tem que reclamar dentro do sistema da Fifa primeiro, tem que ir ao órgão de apelação, depois pode passar pelo CAS. 

“Sobre a braçadeira One Love, juntamente com a Federação Alemã e outros países, a seleção alemã quis fazer isso e se posicionar. 

“Mas agora a Fifa nos ameaçou basicamente com sanções. As associações que jogaram na segunda-feira [Inglaterra e País de Gales] foram em cima da hora. Se você deseja realizar uma campanha como essa juntos, deve se ater às suas decisões.” 

Na quarta-feira, a Fifa disse que abriu um processo disciplinar contra o Equador por cânticos homofóbicos de seus torcedores na estreia da Copa do Mundo contra o Catar. 

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile