O Hospital Municipal de Salvador (HMS) proporcionou um momento especial para 40 pacientes da ala pediátrica, com uma celebração de fim de ano recheada de surpresas. Papai Noel, um carrinho de lanches, distribuição de presentes e a presença de um cão terapeuta, o Mickey, foram as atrações que trouxeram sorrisos às crianças e suas famílias.
A coordenadora de enfermagem da linha pediátrica, Lucene Araújo, ressaltou a importância da ação. “É gratificante fazer a humanização da assistência, trazer alegria em um momento de tristeza, especialmente para crianças longe de casa e do ambiente natural delas. Uma criança que não saía do leito, ao ver o cachorro, andou. Foi emocionante”, disse.
O clima natalino também contou com a participação de Mickey, um cão de terapia assistida que atua há quatro anos no HMS. O treinador, Armando Gomes, explicou o impacto desse trabalho.
“A presença do Mickey traz um acalento não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes e profissionais do hospital. Ele começa atendendo os médicos e enfermeiros e, em seguida, conquista as crianças e suas famílias”, afirmou.
A festa na ala pediátrica ainda teve um significado especial para pacientes de longa permanência, como o pequeno Rafael, que está internado há mais de 40 dias. “Ele pediu uma bola de futebol do Bahia, conseguimos realizar esse desejo e ver seu sorriso foi o melhor pagamento para nosso trabalho”, compartilhou Lucene.
Elane dos Santos, mãe de um paciente, elogiou a iniciativa. “O atendimento aqui é uma bênção. Essa ação é muito interessante, traz um pouco de felicidade em um momento tão difícil”, disse.
O filho de Elane, David, de 10 anos, também aprovou a surpresa. “Gostei muito! Foi incrível ter o cachorrão e os presentes. Eu não esperava, mas fiquei muito feliz.”