Ícone do site Bahia Pra Você

Agricultura familiar de Cansanção recebe reforço do Governo do Estado

equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal. 

Neste sábado (9), a Associação das Mulheres Lavradoras Unidas do Povoado Lagoa da Baixa recebeu mais uma agroindústria familiar entregue pelo Governo da Bahia. Desta vez, trata-se de uma unidade de beneficiamento de mandioca totalmente equipada com chapa, fogão, forno, batedeira, liquidificador, entre outros utensílios e equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal. 

No local, uma equipe formada por nove mulheres e um jovem da comunidade já está produzindo bolos e beijus, que vêm sendo comercializados para escolas da rede pública e para os próprios moradores da região. Em breve, a produção será ampliada com biscoitos, pães, pizzas e broas, resultado de uma capacitação realizada na unidade por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Sebrae. 

A implantação da agroindústria foi realizada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade, que comercializam produtos como aipim, leite, ovos e fécula de mandioca. 

O diretor geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que a associação, liderada por mulheres, já atua com produção e venda de alimentos, resultado do engajamento e da mobilização da comunidade. “Tudo isso representa mais renda e desenvolvimento para a população local e para o território. É assim que o Governo da Bahia cria condições para que alimentos saudáveis cheguem à mesa de baianos e baianas”, afirmou. 

Edinária Moreira (Nara), tesoureira da associação e coordenadora da equipe da agroindústria, ressalta que a comercialização será ampliada com entregas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e que a expectativa é crescer ainda mais com a chegada de um agente de negócios. “Estamos com a expectativa de comercializar nossos produtos também nos mercados do município, de cidades vizinhas e até mesmo fora da Bahia”, afirma. 

ANÚNCIO

O jovem Sérgio Dias comemora a oportunidade de permanecer em sua comunidade com trabalho e renda, ao lado da mãe, que também comercializa os frutos colhidos em sua propriedade rural. “É uma oportunidade, como jovem, de não precisar me deslocar para a cidade ou outros locais para trabalhar. E também uma forma de ajudar minha família, com a renda gerada a partir da venda da mandioca usada na produção de bolos aqui na agroindústria”, explica. 

Tecnologia a serviço da produção 

Também foi entregue pelo Governo do Estado, via CAR/SDR, no município de Cansanção, um trator com implementos agrícolas para a União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (Uapac). As novas tecnologias irão qualificar o processo de produção de alimentos das famílias que serão beneficiadas, diminuindo o tempo nas etapas de produção e melhorando as condições de trabalho dessas famílias. 

Sair da versão mobile