Um vídeo obtido pelo canal de televisão TG3 mostra o momento exato da queda de um teleférico que levou à morte de 14 pessoas na Itália. O acidente ocorreu no dia 23 de maio, próximo da cidade de Stresa. Apenas um dos passageiros, Eitan Biran, de cinco anos, sobreviveu.
As imagens divulgadas nesta quarta-feira (16) mostram que a cabine estava próxima de parar na última estação do trajeto quando repentinamente começa a se mover na direção contrária. Em apenas alguns segundos percorreu uma longa distância em alta velocidade até bater em um torre. Logo depois, um cabo arrebenta e o teleférico cai numa encosta íngreme. De acordo com a polícia, a altura era de 20 metros. A estrutura ainda rolou diversas vezes até ser parada pelas árvores.
Al Tg3 un documento esclusivo della cabina della funivia del Mottarone, prima della caduta, agli atti dell'inchiesta sul disastro costato la vita a 14 persone. Le immagini per il loro contenuto potrebbero urtare la sensibilità di alcuni pic.twitter.com/en6MHCfS00
— Tg3 (@Tg3web) June 16, 2021
O dono, o diretor e o chefe de operações da empresa que administra o transporte foram presos acusados de homicídio e negligência no dia 26 de maio. De acordo com os investigadores, os freios de emergência do teleférico estavam desativados e os três estavam cientes do problema.
Segundo a agência Ansa, uma fonte disse ao canal de TV italiano Rai 3 que os suspeitos admitiram ter desativado o freio de emergência – causa do acidente – após “mau funcionamento no teleférico” e que reparos não consertaram o problema.