Um acidente na madrugada desta quarta-feira (1º), no quilômetro 72 da Rodovia Central, na localidade de Matuicana, província de Huarochirí, no Peru, deixou pelo menos 33 pessoas mortas e cerca de 20 feridas.
Um ônibus da empresa León Express, que fazia o trajeto Huánuco-Lima, perdeu o controle, depois de bater em uma rocha, e caiu em um precipício de quase 200 metros, ao ultrapassar a velocidade máxima permitida. O veículo levava 63 passageiros.
Segundo a Superintendência de Transporte Terrestre de Pessoas (Sutran), o ônibus tinha certificado de inspeção técnica veicular, seguro obrigatório de acidentes e habilitações dos condutores atualizadas. Em nota, a Sutran lamentou a perda de vidas humanas e informou que está tomando todas as providências para investigar as causas do acidente.
Este foi o terceiro acidente com serviços de transportes no Peru que deixou muitas vítimas nos últimos dias.
No domingo, pelo menos 22 pessoas morreram na colisão entre duas embarcações em um rio da Amazônia peruana. A busca por desaparecidos prossegue, segundo autoridades. Dois dias antes, um ônibus caiu em um barranco em uma rodovia do sudeste do Perue matou 17 pessoas.