Bahia Pra Você

A educação pela imagem

Professor Mizael Moreira

Com a evolução tecnológica muitas coisas se modificaram em seu contexto, formas, roupagens, concepções e etc., inclusive demasiadamente as pessoas, no que desrespeito ao desenvolvimento próprio e da sociedade. Desde a descoberta do uso do fogo até a contemporaneidade, os avanços tecnológicos tornam homens, mulheres, adultos e crianças cada vez mais envolvidos em suas relações com a modernização, aumentando a conexão entre o homem e a globalização em seu processo evolutivo.

O fato é que no mundo moderno precisamos nos atualizar e acompanhar a este processo com relação a tudo que está a nossa volta, a comunicação, o conforto, o universo profissional…, o que não é muito diferente no caso da educação, a qual se faz necessária uma ação educativa diferenciada. As metodologias utilizadas no tradicionalismo por exemplo, não podem ser utilizadas atualmente, pois vivemos em contextos históricos diferentes.

É fundamental o progresso pedagógico frente ao ensino-aprendizagem e suas estratégias metodológicas de ensino, assim, a comunicação e a interação apropria-se como uma essencial ferramenta na produção de conhecimento dos alunos, outrossim, as práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias, estão cada vez mais revestidas de potencializações educacionais, pois corroboram com a didática docente na perspectiva de novas aquisições no pensamento do sujeito cognoscente, ou seja, aquele individuo capaz de obter conhecimento.

O professor contemporâneo precisa, constantemente reinventar-se e atualiza-se nas primícias do universo globalizado, no mesmo ponto de vista, se faz necessário a inserção de mídias audiovisuais como nova criação para o ensino em sala de aula, ao planejar, fica valioso contemplar suas metodologias de ensino com instrumentos de aspecto inovador, não defendendo uma ideia de ensinar numa forma diferente, mas apresentar uma forma lúdica para obter conhecimentos.

Um documentário, um longa ou um curta-metragem pode sim estabelecer olhares reflexivos das mais diversas categorias, o que contribui para discussões sobre temas transversais extensivos ao currículo disciplinar, manifestando na educação mudanças, e, uma positividade favorável à realidade educativa ao processo de formação dos alunos.

Essa forma lúdica de levar uma estrutura diferente nas aulas, como uso das mídias audiovisuais, traz a liberdade de pensar, consequentemente, a aprendizagem dar-se-á de modo significativa, pois mostra e respeita a peculiaridade do olhar sensível de cada um, a exemplo, quando por intermédio de filmes se insere em sala de aula discussões concernentes à temáticas direcionada a diversidade e a cidadania, provoca uma sensibilização nos aprendizes, que individualmente reflete sobre o seu universo e como cada um vê o mundo.

O uso de recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas inovadoras, sem objetivo educacional, não se estabelece como um ideal construtivo da dimensão do desenvolvimento integral do aluno, em outras palavras, não reflete de forma positiva na aprendizagem, de modo que um vídeo, um filme ou até mesmo uma música não deve ser utilizado como passa tempo ou entretenimento, mas deve está incluso nos objetivos do plano de aula, relacionando-os aos conteúdos conceituais existentes na matriz curricular.

ANÚNCIO

Essa (re)significação na prática docente atual, consiste em revestir o fenômeno pedagógico numa visão globalizada da educação contemporânea. A mediação, as atividades e a forma avaliativa devem estar inter-relacionadas e contextualizadas, uma abordagem interdisciplinar na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno em seus diversos aspectos, sejam eles intelectuais, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.

Portanto, a Educação como processo primordial para a formação do ser humano, deve de antemão preocupar-se com o ensino-aprendizagem, cuja a prática pedagógica e a metodologia de ensino deve ser fomentada a partir da ótica da evolução temporal da sociedade, dessa maneira, o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, torna-se essencial para os procedimentos educacionais do professor, em função da melhor relação professor/aluno, melhor compreensão dos conteúdos e qualidade na aprendizagem.

Mizael Moreira, graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências
Humanas e Sociais – AGES, pós-graduado, Lato Sensu em Direitos Humanos
na Escola pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Voluntário
no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH/UNEB)
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