Bahia Pra Você

A comunicação do Estado neste contexto de pandemia

A mesa-redonda promovida pela Associação Comercial da Bahia (ACB) nesta terça-feira (15), via Youtube, com o tema “A Comunicação do Estado na Crise da Pandemia”, trouxe como convidado o secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, para contar as experiências e as estratégias de comunicação do governo do Estado neste contexto de pandemia, vivido no país.

Participaram como debatedores o presidente da ACB, Mário Dantas; da jornalista e Sócia da Texto & Cia, Monique Melo; do ativista da função social da empresa, Paulo Cavalcanti; de Washington Pimentel Jr., advogado especialista em Direito Societário; do estrategista em reputação corporativa e gestão de crise, Marcelo Lyra; e do advogado e professor Zilian Costa e Silva.

O secretário explicou que, inicialmente, buscou experiências de comunicação pública realizadas em países europeus e no estado de São Paulo, onde o foco inicial se dava nas medidas de prevenção. Ressaltou que o apoio do mercado de comunicação na Bahia foi muito positivo e contribuiu bastante para que as mensagens de interesse público sobre o novo coronavírus e suas formas de prevenção e os meios de tratamento chegassem de forma clara à população.

“No início reunimos todo mercado, chamando a atenção para gravidade. Tínhamos uma comunicação pronta. A campanha versava sobre higiene, mostrando que você precisa fazer sua parte. Lavar a mão, manter a distância de 1,5, 2 metros e evitar levar a mão aos olhos e a boca”, contou Curvello.

Em outro etapa, com a transmissão do vírus circulando por todo o país, a campanha do governo focou na importância do isolamento social, com o slogan “Fique em Casa”, que passou para o “Se Sair Use Máscara”. Isso se fez necessário, por conta da análise do impacto na vida das pessoas que dependem das atividades presenciais.

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Curvello entende que o papel da comunicação, principalmente em um momento de crise, como o de uma pandemia, quando o medo do desemprego e da morte é latente, é de “ouvir o que a sociedade está gritando”. Diante da impossibilidade de manter todos em casa, o governo do Estado passou a incentivar de forma direta, na distribuição de máscara e contratando cooperativas com capacidade de produção do equipamento de proteção, o que contribuiu para que as costureiras dessas cooperativas tivessem uma renda, além de incentivar o uso da máscara para prevenção contra contaminação e disseminação.

Combate às fake-news

Curvello também falou sobre o protagonismo do governador Rui Costa (PT), participando de lives, esclarecendo as ações governamentais e tirando dúvidas diretamente com a população. O trabalho nas redes sociais torna o processo comunicacional mais claro, seguro e direto.

De acordo com o secretário, a opção por uma centralização da comunicação, foi uma estratégia para garantir o controle sobre tudo que seria enviado à imprensa e aos meios publicitários, com um tema tão delicado, era fundamental evitar ruídos comunicacionais: “Nem uma vírgula sem minha autorização”.

“Agilidade, compromisso com a informação e com a ética”, Curvello diz que este é o tripé que sustenta a comunicação na pandemia e ressalta que o grande vilão da comunicação na pandemia foi a disseminação de notícias falsas acerca do vírus e suas formas de tratamento e prevenção.

“Em momento nenhum passamos informação errada para as pessoas ou escondemos a realidade. Sofremos muito com fake news e ainda sofremos. Em determinado momento, utilizamos 70% do tempo no dia combatendo fake news”, lamentou Curvello.

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Próximas campanhas

O secretário adiantou que o governo vai colocar na rua uma campanha publicitária, com caráter educativo, voltada para os jovens, que estão sendo os principais vetores da propagação do vírus. “Serão peças específicas para o público jovem, evitar festas e paredão. Mostrar que eles estão levando o vírus para casa. “Não permita que o coronavírus entre o Ano Novo com Você”.

O presidente da ACB, Mário Dantas, sugeriu a criação de uma frente envolvendo os setores público e privado, unificando esforços em “prol da campanha de vacinação mais rápida”, em um cenário no qual “vários países do mundo estão promovendo campanhas de vacinação em caráter emergencial”.

Curvello classificou a idéia como “espetacular” e disse que apoiará o processo de criação desta parceria de incentivo à vacinação contra o novo coronavírus.

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