SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

1ª etapa da Nova Tancredo Neves é entregue

A expectativa é que a ponte sobre o Rio Camarajipe desafogue o tráfego em uma das regiões mais movimentadas da cidade

Publicado

em

io Camarajipe, realizada pela Prefeitura. A entrega do equipamento, correspondente à 1ª etapa da Nova Avenida Tancredo Neves,
Foto: Betto Jr./SecomPMS

A partir desta segunda-feira (9), os motoristas que trafegam pela Avenida Tancredo Neves chegarão mais rápido à Avenida Luís Viana Filho (Paralela), após a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajipe, realizada pela Prefeitura. A entrega do equipamento, correspondente à 1ª etapa da Nova Avenida Tancredo Neves, ocorreu nesta segunda-feira (9) pela manhã.

“Aqui na região passam cerca de 400 mil automóveis diariamente. Isso corresponde a 70% dos veículos que circulam em Salvador, e essa ligação diminui bastante o tempo de deslocamento no principal centro comercial da cidade. A melhoria da mobilidade influi diretamente no tráfego diário de veículos. Para esta intervenção, todo investimento saiu dos cofres municipais, pois Salvador hoje resolve seus problemas por conta própria”, destacou o prefeito Bruno Reis.

O prefeito aproveitou a ocasião para lembrar que a cidade está em plena campanha do Maio Amarelo, capitaneada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e que conta com uma série de medidas para diminuir os acidentes de trânsito na capital baiana. “É o momento de lembrar as pessoas sobre a necessidade de dirigir com responsabilidade e de ser mais educado no trânsito. Para isso, estamos realizando uma série de ações na cidade, e sabemos que podemos contar com a contribuição dos cidadãos”.

Obra

Com investimento superior a R$14 milhões em quase 92 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte foi construída paralela ao Viaduto dos Rodoviários e recebeu pavimentação, microdrenagem, paisagismo, iluminação em LED, guarda-corpo e passeio. Devido à pandemia de Covid-19, as obras duraram 19 meses.

A intervenção amplia a capacidade de fluxo diário da Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), desafogando assim o tráfego em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Com isso, os veículos que vêm da Avenida ACM em direção à Paralela passam a ter uma via própria, com três faixas, para acessar a Luís Viana Filho.

O projeto Nova Avenida Tancredo Neves ainda conta com outras intervenções – uma delas, já em estado avançado de obras, é a trincheira bidirecional entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, que dá acesso à orla de Salvador.

Outra iniciativa é a implantação de um viaduto nas imediações da Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos sentido Rótula do Abacaxi. O equipamento visa diminuir o entrelaçamento de fluxos no acesso ao Viaduto dos Rodoviários, sentido Acesso Norte e BR-324. O conjunto de ações também engloba a duplicação da Rua Marcos Freire.

O projeto foi desenvolvido em conjunto pela Semob e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e executado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

A obra melhora consideravelmente o trânsito desta região da cidade, conforme explica o secretário de Mobilidade, Fabrizio Muller. “Essa entrega tem uma grande importância para a solução de problemas crônicos desta região, que é o ponto nevrálgico do trânsito de Salvador. Com essa obra minimizamos entraves antigos, trazemos mais fluidez, e contamos com obras complementares – no pacote de ações ainda em execução na Avenida Tancredo Neves –, tudo pensado para dar mais conforto aos usuários que necessitam passar diariamente por este trecho. Não existe solução fácil, então, ao longo dos dias as pessoas vão entendendo e se acostumando às mudanças”, relatou.

Cidade

Limpurb intensifica atividades no período junino 

Os shows promovidos pelo Governo do Estado movimentam o Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe

Publicado

em

limpeza desses locais, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação especial para deixar a cidade ainda
Fotos: Bruno Concha/SecomPMS

Depois de dois anos sem serem realizados de forma presencial, devido ao período crítico da pandemia de Covid-19, os festejos juninos, promovidos pelo Governo do Estado, movimentam a capital baiana em grandes espaços, a exemplo do Pelourinho, Parque de Exposições, na Avenida Paralela e Paripe. Para garantir a limpeza desses locais, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação especial para deixar a cidade ainda mais organizada e agradável para esse momento.

Entre os dias 17 e 20 deste mês, a empresa intensificou as operações no bairro de Paripe, das 5h às 13h, com cerca de 30 agentes de limpeza e apoio de quatro máquinas. Na quarta-feira (22), a programação aconteceu no Pelourinho, desde às 3h. Foram mobilizados aproximadamente 50 homens e seis caminhões-pipas, para efetuar a limpeza e manutenção da região.

A programação seguirá entre esta sexta (24) e a segunda-feira (27), das 5h às 23h, nas áreas do Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe. Serão mobilizados cerca de 320 agentes de limpeza e mais de 36 equipamentos e maquinários para atender às áreas de maior circulação de pessoas no São João.

A lista de serviços envolve varrição, coleta, lavagem de vias e outras ações. São utilizados maquinários como caminhões-pipa, compactador e caçamba, para dar suporte no recolhimento da produção.

“Nossa programação diária permanece, mas conhecemos como funciona a cidade de Salvador nesse período e sabemos da necessidade de uma programação especial. Todos os nossos profissionais estarão empenhados em garantir que a população encontre um ambiente limpo e possa curtir os festejos com a alegria que a ocasião merece”, pontua o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Continue Lendo

Cidade

Transporte coletivo de Salvador terá frota reduzida no São João

Em razão do grande fluxo de saída da cidade, a frota de ônibus será reduzida nesta quinta (23) e sexta (24)

Publicado

em

operarão especial para o transporte público coletivo. Ônibus, taxis, mototaxis, veículos por aplicativo e os ascensores contarão com
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

Para garantir o deslocamento de quem optar por aproveitar o feriadão de São João sem sair de Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operarão especial para o transporte público coletivo. Ônibus, taxis, mototaxis, veículos por aplicativo e os ascensores contarão com atenção especial nos dias e locais onde ocorrerão as festas com maior movimentação de público nos próximos dias.

Em razão do grande fluxo de saída da cidade em direção ao interior e outros estados, a frota de ônibus será reduzida nesta quinta-feira (23), assim como na sexta-feira (24), devido ao feriado de São João. Já no final de semana, a operação de transporte ocorrerá normalmente.

Para quem optar por aproveitar a festa na região do Centro Histórico, ônibus reguladores foram disponibilizados na Estação da Lapa, e serão utilizados, entre 22h e 3h do dia seguinte, de acordo com a demanda de usuários. Frota reguladora também foi disponibilizada na Estação Mussurunga para atender os usuários na saída dos shows do Parque de Exposições.

Para a realização da festa junina na praça João Martins, em Paripe, linhas de ônibus que passam pela região terão seu itinerário modificado na quinta e sexta-feira (23 e 24). As linhas que circulam no sentido Centro deverão acessar o antigo final de linha da Cocisa, Rua Eduardo Dotto, Rua Santa Filomena, BA-528, Avenida Almirante Tamandaré e a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), de onde seguem o itinerário normal. Já as linhas em direção ao bairro devem acessar, a partir da Avenida Suburbana, a rua Almirante Tamandaré, BA-528, Rua Santa Filomena, e Rua Eduardo Dotto, até o antigo final de linha da Cocisa.

Transporte individual

Para garantir o conforto daqueles que optarem por utilizar serviços de táxi, mototáxi e veículos por aplicativo, assim como dos operadores deste tipo de transporte, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) instalou pontos provisórios em locais privilegiados nas duas principais áreas de festejos juninos de Salvador: Centro Histórico e Parque de Exposições (Paralela).

No Parque de Exposições, onde serão realizados shows entre os dias 23 de junho a 2 de julho, a via marginal em frente à entrada do evento estará liberada para o acesso do público em geral até 1h após o início dos shows. Após este período, o trecho será de acesso exclusivo de táxis, mototáxis e ônibus.

Os veículos particulares e por aplicativo deverão utilizar como embarque e desembarque a faixa à direita da via principal, ao lado do canteiro que a separa da marginal. Os ônibus que atendem o local farão o embarque e desembarque de passageiros no ponto logo após a passarela.

Já no Pelourinho, o ponto de táxi localizado no Terreiro de Jesus será mantido. Porém, caso seja necessário o bloqueio da via pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), este será transferido para as imediações do Museu da Misericórdia, ao lado da Praça da Sé. Um ponto de mototáxi também será instalado neste local, facilitando o embarque e desembarque de passageiros nas proximidades da festa.

Ascensores

O Elevador Lacerda funcionará diariamente, até o próximo domingo (26), das 7h às 0h. Já os planos inclinados Gonçalves, Pilar, Liberdade-Calçada e o Elevador do Taboão funcionarão normalmente na quinta-feira (23). Na sexta (24), todos estarão fechados, assim como durante o final de semana, com exceção do Plano Inclinado Liberdade-Calçada, que funcionará no sábado (25), das 7h às 13h.

Agentes de trânsito e transporte estarão em diversos pontos da cidade para orientar os usuários sobre a operação de transporte durante o final de semana.

Continue Lendo

Cidade

Vacinação contra Covid-19 é suspensa no feriado de São João

Os locais de retomada da vacinação, público-alvo e horários serão divulgados no domingo (26)

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a Covid-19 estará suspensa desta quinta-feira (23) a domingo (26), em virtude do feriado
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A campanha de vacinação contra a Covid-19 estará suspensa desta quinta-feira (23) a domingo (26), em virtude do feriado de São João, em Salvador. A estratégia sserá retomada na próxima segunda-feira (27).

Os locais de retomada da vacinação, público-alvo e horários serão divulgados no domingo (26).

Continue Lendo

Mais Lidas